É já no próximo dia 16 de julho, pelas 14h30, que a Profª Deolinda Adão proferirá na NOVA FCSH, a convite do Instituto de Comunicação – ICNOVA, uma conferência subordinada ao tema “Ser Mulher Aprende-se – Representações de género na literatura portuguesa”. A sessão decorrerá no Auditório 1 da NOVA FCSH.

Convida-se a comunidade académica em geral para este evento, solicitando-se inscrição prévia para o mail: icnova@fcsh.unl.pt

Resumo:

A intenção deste trabalho é delinear um possível mapeamento do espaço designado ao feminino na literatura portuguesa. Não pretendemos de nenhuma forma intimar que a construção do espaço do feminino se efetua em Portugal de forma alienada ao que aconteceu no resto da Europa. Pelo contrário, por regra geral os parâmetros de feminilidade que são desenvolvidos através dos tempos nos textos literários produzidos em Portugal seguem os padrões ocidentais de feminilidade vigentes no momento em que são produzidos. Também não pretendemos levar a cabo uma análise exaustiva da construção do feminino na literatura portuguesa, o que aliás já foi efetuado por vários investigadores em diversos momentos. O objetivo é recolher noções de identidade feminina desenvolvida em alguns textos emblemáticos de autoria feminina, e tentar analisar a forma como os parâmetros de feminilidade estabelecidos nesses textos entram no imaginário literário e cultural português. Basicamente o que se pretende abordar neste trabalho baseia-se na relação entre a identidade imposta e a identidade adotada, ou seja, o que se pretende focar é a forma como na literatura portuguesa as personagens femininas absorvem os parâmetros de identidade que lhes são impostos, os interiorizam, os utilizam nos respetivos processos de autoconstrução finalmente terminando por os propagar.

Deolinda M. Adão
deoadao@berkeley.edu

Ph.D. in Luso-Brazilian Languages and Literatures (December 2007), University of California, Berkeley

– Professora de Espanhol e Português – Peralta Community Colleges – Berkeley City College. (2007- …)

– Directora do Program, Luso-Brazilian Studies Program – California State University, San Jose. (July 2009 – December 2015)

– Directora do Programa de Verão em Portugal – University of California, Berkeley and California State University, San Jose (Summer 2006, 2007, 2008, 2009, and 2013)

– Directora do Programa de Verão em Cuba – University of California, Berkeley. (Summer 2003 and 2004)

– Assistente do Programa de Verão em Cuba – University of California, Berkeley. (Summer 2001 and 2002)

– Leitora de Português – University of California, Berkeley (2000 – 2008)

– Leitora de Português e Coordenadora do Programa de Verão em Portugal – California State University, Stanislaus. (1998)

– Sub-Directora, Centro da União Europeia –University of California, Berkeley – Institute of European Studies. (2016 – …)

– Directora Executiva, Programa de Estudos Portugueses – University of California, Berkeley – Institute of European Studies. (2008 – July, 2016)

– Coordenadora do Programa de Estudos Portugueses – University of California, Berkeley – Institute of European Studies. (2001 – 2007)

Publicações – Livros

Adão, Deolinda and Camara, Joanne (org.). California Madrasta dos Meus Filhos. Mulher Migrante – Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade. Espinho, 2015.

Adão, Deolinda and Potts, Claude, Translators. The Doors that April Opened. Institute of Governmental Studies Press. University of California, Berkeley, Berkeley, 2014.

Adão, Deolinda. As Herdeiras do Segredo: As Personagens Femininas na Ficção de Inês Pedrosa. Texto. Lisbon, 2013.

Adão, Deolinda M. (Editor). The Voice and Choice of Women in Portugal and in the Diaspora. Institute of Governmental Studies Press. University of California, Berkeley, Berkeley, 2011.

Adão, Deolinda M. (Editor). Azores: Nine Islands One History. Organization and coordination. The Regents of the University of California, Berkeley. 2008.

Lowe, Elizabeth & Adão, Deolinda (Trans.). Happy People in Tears by Joao de Melo. Tagus Press, UMass Dartmouth, Dartmouth, 2015.