Gostaríamos de convidá-lo para compor um Dossiê intitulado TELEVISÃO, REDES CONVERGENTES E O LUGAR DA MEMÓRIA, para a Revista Memorare, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem e do Grupep-Arqueologia da Universidade do Sul de Santa de Catarina.

O dossiê objetiva discutir reflexões teórico-práticas acerca da televisão como meio de comunicação convergente, suas (inter)relações com a sociedade em rede, os novos usos, plataformas de interação e sociabilidade. Além disso, procura apresentar o lugar da memória diante do audiovisual, dos dispositivos móveis e como esta se reconstitui através da coletividade e laço social.

Para Wolton (1996) a TV aberta adquire duas funções parcialmente distintas, a de sustentar o laço social na sociedade, que é padronizada e, ao mesmo tempo, conceder este laço num contexto que aparece cada vez mais contraditório. Por isso, ela é uma atividade transversal e que religa indivíduos a um mesmo contexto, comprovando sua força.

Entender esta função de unificação diante das rememorações é importante, visto o crescimento e valorização dos estudos sobre memória. A TV, os arquivos em rede e a convergência atuam como dispositivos para as recordações. A ação de reconhecer algo faz sentido na elaboração da memória. Mesmo sendo uma atividade individual, a memória é formada pela participação do indivíduo em grupos, define Halbwachs (2003). Este fato ocorre, porque, para ele, as pessoas lembram-se de situações que são e foram constituídas em grupos de referências.

O dossiê reunirá pesquisas que apresentem ponderações inéditas sobre o meio televisivo, as redes de convergências e o papel das rememorações diante dos processos midiáticos.

Organizadores:

Prof. Dr. Mario Abel Bressan Júnior (UNISUL)

Profª. Dr.ª. Cristiane Finger (PUCRS)

Prof. Dr. Francisco Rui Cádima (FCSH – Universidade Nova de Lisboa)

A Revista Memorare é uma publicação quadrimestral aberta a colaboradores do Brasil e do exterior.

Link para acesso:

http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/memorare_grupep

Havendo interesse e disponibilidade em participar do dossiê, precisamos que o artigo seja enviado, conforme normas da revista, até 31 de setembro de 2018. Previsão da publicação no volume 5, número 03.

Os textos devem ser enviados para marioabelbj@gmail.com ; cristiane.finger@pucrs.br; ou frcadima@gmail.com

Cordialmente,

Editores / organizadores do Dossiê