Conferência Internacional sobre Diversidade e Pluralismo nos Média, de 28 a 29 de setembro na NOVA FCSH

Já está disponível o Programa da Conferência Internacional sobre Diversidade e Pluralismo nos Média que se realiza na NOVA FCSH, de 28 a 29 de Setembro. No evento serão apresentadas as conclusões do projeto DIVinTV – Televisão pública e diversidade cultural em Portugal, financiado pela FCT; e do estudo relativo ao caso português, no âmbito do MPM 2017 – Media Pluralism Monitor – Monitoring Risks for Media Pluralism in EU Member States, coordenado pelo CMPF – Centre for Media Pluralism and Media Freedom e desenvolvido em Portugal por um grupo de investigadores do ICNOVA, liderado por Francisco Rui Cádima.

A organização é do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA), do Centro de investigação em  Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital NOVA FCSH) e do Departamento de Ciências de Comunicação da NOVA FCSH.

A conferência conta com cinco sessões plenárias e duas sessões paralelas que procuram repensar e promover o debate interdisciplinar em torno dos temas da diversidade e do pluralismo nos meios de comunicação social.

Estamos na era da “pós-verdade”, existem riscos óbvios de desinformação, de afastamento dos jovens da participação cívica e política e riscos de homogeneização cultural. Muitas expressões culturais estão mal representadas nos média. Por outro lado, a diversidade constitui parte do nosso património nacional e europeu e é fundamental que seja refletida nos meios de comunicação, muito em particular nos meios audiovisuais e na Internet, tal como a pluralidade de vozes que moldam o mundo em que vivemos.

Estarão presentes os conferencistas estrangeiros convidados pela organização do evento: Myria Georgiou, da London School of Economics and Political Science e Enrique Bustamante, da Universidade Complutense de Madrid.

28 de Setembro de 2018 – Diversidade, Média e Serviço Público
Aud. 1,  Torre B, Piso 1

9h30 – Abertura

10h00 – Conferência de Abertura – Média e Diversidade
Keynote Speaker: Prof. Myria Georgiou (Department of Media and Communications – London School of Economics and Political Science)

11h00 – F. Rui Cádima, Carla Baptista, Marisa Torres da Silva e Luís Oliveira Martins (Apresentação das conclusões do projecto DIVinTV – Televisão pública e diversidade cultural em Portugal)

14h30 – Sessões Paralelas
Sessão 1 – Media, Diversidade e Pluralismo
Aud. 1,  Torre B, Piso 1
Moderação: Luís Bonixe e Rita Curvelo

Cláudia Galhardi e Maria Cecília de Souza Minayo (Fundação Oswaldo Cruz: Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP): Análise das produções mediáticas: Apontamentos em detrimento à promoção da diversidade cultural na oferta de programação da TV brasileira face à audiência infanto-juvenil

Élmano Ricarte (Doutorando em Ciências da Comunicação, Universidade Católica Portuguesa): O Mundo Mediatizado das Marchas Populares de Lisboa

Inês Branco (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico de Leiria): Média e Integração de Imigrantes

Isabel Garcez (FLUL): Democracia da criação e democratização da receção: a importância da diversidade de linguagens artísticas nas indústrias culturais e criativas

Luís Bonixe (IPP e ICNOVA): Os direitos dos animais nas notícias – as vozes e as temáticas de um debate público

Maria João Cunha (ISCSP): Media e Deficiência

Mateus Moisés Gonçalves Pereira (SENAC-SP): Dialogias da (in)diferença cotidiana na serie Merlí: aproximações entre imaginário trágico, diversidade e educação.

Rita Curvelo (Doutoranda em Ciências da Comunicação, NOVA FCSH): Rádio Musical Privada em Portugal e Espanha: que diversidade na promoção da cultura?

Sessão 2 Media, Diversidade e Pluralismo
Sala T5,  Torre B, Piso 2
Moderação: Sónia Lamy e Patrícia Ascensão

Ester Amaral de Paula Minga (Doutoranda em Ciências da Comunicação FCSH/ICNOVA): A metonimização da imigrante brasileira nas reportagens sobre prostituição

Juliana Alcantara: Vamos brincar de índio? Análise da representação indígena no Carnaval de rua pelos média brasileiros

Kamila Fernandes (Doutoranda em Estudos de Comunicação – UM/CECS): Favelados e cidadãos: o discurso audiovisual dos media alternativos sobre as favelas

Marina Magalhães e Roberta Matias Simões (Investigadora do ICNOVA e Doutoranda do ISCTE): Pluralismo nos media: as vozes da web no telejornalismo da TVI 24

Patrícia Ascensão (Doutoranda em Ciências da Comunicação/ICNOVA/NOVA FCSH): As “vozes” na informação noticiosa e o pluralismo no serviço público de televisão através da análise dos protagonistas das notícias no “Telejornal” da RTP

Raquel Lourenço e Joana Fernandes (ICNOVA/NOVA FCSH): Televisão pública, sociedade e pluralidade de expressões culturais.

Sónia Lamy (Instituto Politécnico de Portalegre/ICNOVA): Caminhos para uma maior diversidade nos média – Ecos da sociedade civil organizada nas notícias

Susana Barros (Doutoranda em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL): Quando a novidade política assusta os media – a formação da “geringonça” nos jornais

29 de Setembro de 2018: Pluralismo nos Média
Aud. 1, Torre B, Piso 1