Conferência Internacional “Memória / Arquivo / Documento – Artes e Arquitectura” 8-9 novembro 2018, Fundação Calouste Gulbenkian

Decorre de 8 a 9 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, o Congresso Internacional “Memória / Arquivo / Documento – Artes e Arquitectura”.

Privilegiando a arquitetura e as práticas artísticas, esta conferência internacional visa discutir investigações atualmente em curso em vários campos académicos, acerca dos usos culturais relacionados com a problemática da memória, do arquivo e do documento. Nesse sentido, favorecendo diferentes abordagens geográficas e metodológicas com o objetivo de se avaliarem dimensões transversais do tema
O Congresso Internacional resulta de uma parceria entre o CIC.Digital NOVA, o  Museu Calouste Gulbenkian – Fundação Calouste Gulbenkian, o CFUL – Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa/PRAXIS e o IHA – Instituto de História da Arte / Universidade Nova de Lisboa.

Organizadores

ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA
CIC.Digital NOVA FCSH
IHA – Instituto de História da Arte, NOVA FCSH
CFUL – Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa/PRAXIS

Local

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Lisboa, Portugal Mapa do Google

Programa

8 Novembro 

9:30 – 10:00 – Recepção dos participantes

10:00 – 11:00 – Conferência de Catherine David (Centre Georges Pompidou)[título a anunciar] Moderação: Penelope Curtis (Directora do Museu Calouste Gulbenkian)

11:00 – 11:15 – Pausa para café

11:15 – 12:45 – Auditório 3
Painel 1: Creating the Past and the Present
Moderação: Margarida Medeiros (Instituto de Comunicação da Nova / FCSH – Univ. Nova de Lisboa)

Deborah Schultz (Regent’s University London)
“Rediscovered, re-viewed and revalued: archival photographs and image circulation on Rosângela Rennó’s installation Rio-Montevideo (2016)”
Sian Vaughan (Birmingham School of Art, Birmingham City University)
“Bummock for Bummock’s sake? Investigating the how and why of artists’ research practices in archives”
Luise Reitstätter (University of Viena) & Martina Fineder (Academy of Fine Arts Viena)
“The Archive is present. Historical images of longing in contemporary discourse”

Sala 2
Painel 2 – Latin American Women Artists and the Auto-archive c.1970-1985
Moderação: Cristiana Tejo (Instituto de História da Arte / FCSH – Universidade Nova de Lisboa)

Giulia Lamoni (Instituto de História da Arte / FCSH – Universidade Nova de Lisboa)
“Alicia Barney’s ‘Diario Objecto’ or Sculpture is an archive”
Gillian Sneed (City University of New York)
“Regina Vater’s Fear (1975): Brazilian Video Performance as Gendered Auto-Archive”
Madeline Murphy Turner (The Institute of Fine Arts, New York University)
“From the Kitchen to the Clothesline: Women Artists in Mexico and the Expanded Archive”

12:45 – 14:30 – Pausa para almoço

14:30 – 16:15 – Auditório 3
Painel 3 – Archive, memory, space and architectural practices
Moderação: Margarida Brito Alves (Instituto História da Arte / FCSH – Univ. Nova de Lisboa)

Elisabeth Essaïan (IPRAUS / UMR AUSser / ENSA Paris-Belleville)
“Exhibit Architecture. The place and role of archival documents”
Flavia Crisciotti (Technische Universität München)
“Synchronizing Old Masters in Italian Architecture (1939-1962)
Giacomo Pala (Institute of Architectural Theory / Faculty of Architecture, Innsbruck Univ.)
“Parachronism, Abstraction and legibility of the past”
Diana Soeiro (CIAUD, Faculdade Arquitectura Univ. Lisboa / DINÂMIA’CET, ISCTE-IUL)
“Architecture, Nostalgia and Gentrification: The rhetoric of memory in the wake of a financial crisis”

Sala 2
Painel 4 – Practicing the archive: exhibitions and research
Moderação: Teresa Flores (Instituto de Comunicação da Nova / FCSH – Univ. Nova de Lisboa)

Maria do Mar Fazenda (Instituto de História da Arte / FCSH – Universidade Nova de Lisboa)
“Critical Spaces. From prison to the museum via Hubert Robert”
Andrey Egorov & Anna Arutyunyan (Moscow Museum of Modern Art)
“The artist as witness: Haim Sokol’s ‘Testimony’ Exhibition and its Affective Mnemonic Techniques”
Louisa Avgita (University of Ioannina / Helenic Open University)
“From documenting to acting: the policy of memory and the changing role of archives in curatorial discourses”
Cecilia Järdemar (Konstfack University of Arts, Crafts and Design Stockholm)
“Les Archives Suédoises – a collaborative enquiry into a hidden colonial photographic archive”

16:15 – 16:30 – Pausa para café

16:30 – 18:00 – Auditório 3
Painel 5 – Confronting the past and documenting trauma
Moderação: Paula Ribeiro Lobo (Instituto de História da Arte / FCSH – Univ. Nova de Lisboa)

Katarzyna Bojarska (Institute of Literary Research, Polish Academy of Sciences)
“Art that hurts memory? The limits of critical intervention”
Brent Patterson (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris / ENSAPM / ENSAPLV)
“Targeting and Escaping Memory: Why remember? For whom? Traumatisms old, new and recurring”
Daniela Agostinho (University of Copenhagen)
“Archival Encounters: temporality and care in postcolonial digital archives”

Sala 2
Painel 6 – Arquivos e políticas de memória [Archives and the politics of memory] Moderação: João Oliveira Duarte (Instituto História da Arte / FCSH – Univ. Nova de Lisboa)

António Fernando Cascais (Instituto de Comunicação da Nova / FCSH – Univ. Nova de Lisboa)
“O arquivo como dolo constitutivo à luz de uma epistemologia política situada e não-neutra”
André Dias (LIDA / Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha)
“O contra-arquivo cinematográfico das ruínas perante W. G. Sebald”
Ana Gandum (Instituto de Comunicação da Nova / FCSH – Universidade Nova de Lisboa)
“A recordação fotográfica: o conceito de arquivo a partir de imagens transatlânticas”

9 Novembro 

9:30 – 10:00 – Recepção dos Participantes

10:00 – 11:00 – Conferência de Andreas Huyssen (Columbia University)
“Tracing Urban Imaginaries: Literature, Photography, Visual Arts”

11:00 – 11:15 – Pausa para café

11:15 – 13:00 – Auditório 3
Painel 7 – Sites, documents and the constitution of the archive
Moderação: Jorge Figueira (CES / Departamento de Arquitectura, Universidade de Coimbra)

Ricardo Costa Agarez (Universidade de Évora)
“Oil, Diplomacy and Architecture: Building up the Calouste Gulbenkian Foundation in Iraq, 1957-1973”
Frances Guerin (University of Kent)
“Discursive sites of Memory: Steel as Industry and Art in Duisburg Nord Landschaftspark”
Peter Muir (The Open University, UK)
“The object of memory in Robert Smithson’s ‘The Monuments of Passaic’”
Dominik Lengyel & Catherine Toulouse (Brandenburg Technical University of Cottbus)
“Visualizing hypotheses to safeguard objectivity”

Sala 2
Painel 8 – Nos arquivos: construindo e representando a memória [In the archives: building and representing memory] Moderação: Maria João Cantinho (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa)

Patrícia Rosas (Museu Calouste Gulbenkian / FCSH – Universidade Nova de Lisboa)
“Uma Nova Narrativa. O núcleo de arte moderna iraquiana da Fundação Calouste Gulbenkian”
Isabel Falcão (Instituto de História da Arte / FCSH – Universidade Nova de Lisboa)
“As Exposições Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian e a descentralização da arte: um projecto de representação da memória artística nas décadas de 1960 e 1970”
Pedro Caiado (Arquitecto e investigador independente)
“O arquivo e a investigação da metodologia de projecto em arquitectura: a casa Carlos António Siza”
José Pedro Tenreiro (Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa)
“A escrita da História da Arquitectura Moderna em Portugal e as políticas arquivísticas”

13:00 – 14:30 – Pausa para almoço

14:30 – 16:15 – Auditório 3
Painel 9 – Reimagining Past, Present and Future Archives:  Correlations between Art and Digital Technologies in Contemporary Structuring of Memory
Moderação: Liron Efrat (University of Toronto)

Liron Efrat (University of Toronto)
“The Expanded Field of Cultural Heritage: Forms of Converging Temporalities and the Reshaping of Collective Memory in Cultural Heritage Augmented Reality Mobile Apps”
Keren Goldberg (The Hebrew University of Jerusalem)
“The Parafictional Representation in the Digital Sphere: How National Past and Future Memory is Reshaped through Fiction”
Lee Weinberg (University of Haifa / Shenkar College of Engineering Design and Art)
“Cultural Heritage in the eyes of ‘The Internet’: How does the WWW function as an Archive, how does it shape our history, and what Art has to do with it?”
Nea Ehrlich (Ben Gurion University of the Negev)
“Valid Visualizations? Rethinking Documents and Believable Imagery through Animated Simulations of Historical Events”

Sala 2
Painel 10 – Questinando memórias [Questioning memories] Moderação: Maria Lucília Marcos (Instituto de Comunicação da Nova / FCSH – Univ. Nova de Lisboa)

Diogo Ferreira (FCSH – Universidade Nova de Lisboa)
“Apichatpong Weerasethakul: Recordar o presente”
Ana Carolina Fiúza (FCSH – Universidade Nova de Lisboa)
“Tempo, Morte e Narrativa em O Retrato de Dorian Gray”
Anelise Mondardo (FCSH – Universidade Nova de Lisboa)
“A (im)possibilidade de representar experiências traumáticas através da arte contemporânea: uma interlocução com a psicanálise”
João Matos & Carolina Baptista (FCSH – Universidade Nova de Lisboa)
“Memória e arquitectura: Veneza como espaço-vivente”

16:15 – 16:30 – Pausa para café

16:30 – 17:30 – Conferência de Ernst Van Alphen (Leiden University)
“Redirecting the Archive: Transgressive Archival Practices

 
+ info: https://internationalconferencememory.weebly.com/
 
2018-10-30T15:09:02+00:00Outubro 27th, 2018|Categories: ICNOVAEventos|