BlackBox – Artes e Cognição2018-03-08T18:40:42+00:00

Coordenadora do Laboratório: Carla Fernandes

BlackBox é uma plataforma colaborativa para documentar a composição da performance: das estruturas conceptuais no backstage às visualizações ​​no front-end. Trata-se de um projeto interdisciplinar financiado pelo European Research Council (ERC) e desenvolvido na FCSH-UNL desde setembro de 2014, sob a direção da Prof. Carla Fernandes como principal investigadora.

Com uma duração de 5 anos, o projeto BlackBox visa desenvolver um modelo de ponta para uma plataforma colaborativa baseada na web, dedicada à documentação de processos de composição por artistas contemporâneos com foco na dança e no teatro. A plataforma permitirá uma representação do conhecimento na performance de práticas ao mesmo tempo que aplica novas tecnologias de visualização para o sustentar.

O coreógrafo João Fiadeiro (Re.Al) foi o nosso primeiro estudo de caso, Rui Lopes Graça é o nosso atual e dois outros artistas serão convidados até o final do projeto.

Como projeto de Arte e Cognição, a BlackBox visa a análise das estruturas conceptuais únicas dos artistas convidados, conciliando os insights dos criadores contemporâneos com as teorias da Comunicação Multimodal (Interação Humana, Estudos de Gesto, Ciência Cognitiva) e Computer Vision.

Website: http://blackbox.fcsh.unl.pt/

Elisabete Maria Teixeira Vahia
Joanna Anna Skubisz
Rafael Kuffner dos Anjos

Ana Bigotte Vieira
Ana Rita Secca da Fonseca
André Filipe da Silva Santos
Carlos Manuel C. S. Oliveira
Isabel Galhano Rodrigues