Communications 20152018-12-10T11:17:28+00:00

Communications
2018 | 2017 | 2016 | 2015
 | 2014 | 2013

Babo, M.A. (2015, 5 de Novembro). Netactivismo: da rede à rua. Comunicação apresentada no Congresso Internacional sobre Ativismo em Rede (CIAR2015), Universidade Lusófona do Porto – sessão plenária: Teorias das redes e do ativismo. (convite)

Babo, M.A.; Rebelo, J. (2015, 16 de Março). Para viver de outro modo. Comunicação apresentada no colóquio: Ruptura e Utopia para a próxima Revolução democrática, organizado pela Associação 25 de Abril, Gulbenkian.

Babo, M.A. (2015, 4 de Novembro). Extensão e derivas da Penumbra. Comunicação apresentada no International Conference on Communication and Light, Universidade do Minho –sessão plenária: Penumbra.

Babo, M.A. (2015, 17 de Junho). Do livro ao arquivo. Comunicação apresentada no Colóquio Cultura e Digital em Portugal 2015, Instituto de Ciências Sociais, Lisboa.

Barreto, A. M. (2015). Research Methodology. Comunicação apresentada no Seminar. ESEC.

Barreto, A. M. (2015). The Rise of Relationship Marketing with Social Media. Comunicação apresentada no 15 th Eurasia Business and Economics Society (EBES) Conference.

Barreto, A. M., & Rainha, P. (2015). Social network sites’ content impact on user brand engagement: A literature review. Comunicação apresentada na LCBR European Marketing Conference.

Barroso, P. (2015, 21,23 de Maio). A representação da norma moral nas histórias infantis: a formação de códigos de pensamento e acção. Comunicação apresentada no Ethics and Literature – First International Conference, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Barroso, P. (2015, 23 de Abril). Das representações de engenharia social da Belle Époque às práticas actuais de eugenia na identificação de patologias. Comunicação apresentada no VII Seminário de Bioética, Escola Superior de Saúde de Viseu.

Barroso, P. (2015, 17,18 de Abril). Do signo ao sentido: a codificação ideológica da alienação através da retórica visual na capa das newsmagazines. Comunicação apresentada no 3º Congresso Literacia, Media e Cidadania, Pavilhão do Conhecimento, Lisboa.

Barroso, P. (2015, 24,25 de Novembro). O discurso da mediação: hermenêutica, retórica e poética em Paul Ricoeur. Comunicação apresentada na II Jornadas da Sociedade Portuguesa de Retórica, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Barroso, P. (2015, 17, 18 de Abril). O primado do “homem-meio”: o legado ético da revolução coperniciana do self-media. Comunicação apresentada no 3º Congresso Literacia, Media e Cidadania, Pavilhão do Conhecimento, Lisboa.

Barroso, P. (2015, 11 de Novembro). Retórica da imagem publicitária no espaço público pós-secular: metáforas e iconocracia do pensamento colectivo. Comunicação apresentada no I Encontro de Cultura Visual, Universidade de Coimbra.

Barroso, P. (2015, 9, 10 de Abril). Ricoeur e o símbolo como mediação dopensamento. Comunicação apresentada no Symposium for Hermeneutic Rationality and Dialectics: Features of the Contemporary and the Modern, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Barroso, P. (2015, 18-20 de Junho). Visual rhetoric, screen advertising and post-secular public space: the iconocracy of a collective thought. Comunicação apresentada no 2nd International EDiSo Symposium – Discourses and Societies on the Move, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Barroso, P. (2015, 21, 23 de Maio). Wilde and the dichotomy art/morality: Is there such thing as an (im)moral book? Comunicação apresentada no Ethics and Literature – First International Conference, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Barroso, P. (2015, 5, 6 de Novembro). Wittgenstein on ‘meaning-blindness. Comunicação apresentada no Schizophrenia and Common Sense International Workshop, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Bonacho, F. (2015, 9 de Outubro). Era uma vez uma Alice: digital e inanimada. Comunicação apresentada na Conferência do 150o Aniversário da Publicação de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, Organização Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), FCSH/UNL; Biblioteca Nacional de Portugal; Centro de Investigação em Estudos sobre a Criança (CIEC)– Instituto de Educação/Universidade do Minho; Liter21. Grupo de Investigación da Universidade de Santiago de Compostela; Elos. Asociación Galego-Portuguesa de Investigación en Literatura Infantil e X/Juvenil, Biblioteca Nacional.

Bonacho, F. (2015, 8 de Outubro). Transmedia narratives as Reading performances. Comunicação apresentada no Congresso de Humanidades Digitais em Portugal. Construir pontes e quebrar barreiras na era digital, Organização do IHC e FCSH, Universidade Nova de Lisboa, CLUL, Universidade de Lisboa, CLP, Universidade de Coimbra, CIDEHUS, Universidade de Évora, FCSH/UNL.

Boniche, L. (2015). Políticas, práticas e narrativas do jornalismo radiofónico português na Web. Comunicação apresentada no International Conference – Net Station, Braga.

Cádima, F. R; Pinto, D.; Coelho, J. e Dias, L. (11 de Novembro). Novos usos e desafios para os Videojogos: streaming, questões de género e assédio online. Comunicação apresentada no Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). UC -FLUC- ESEC. Escola Superior de Educação de Coimbra (Pré-congresso)

Cádima, F. R. (2015, 28 de Maio). A Ditadura, o Telejornalismo Português e a Guerra Colonial. Comunicação apresentada no Encontro “O Jornalismo Português na Guerra Colonial”, CIMJ e CECL; Lisboa / FCSH.

Cádima, F. R. (2015, 26 de Fevereiro). Adult Learning in the Digital Era. Comunicação apresentada no âmbito do Working Group “Social Media” na European InfoNet Adult Education, Lisbon. Orgs: InfoNet/ Caixa de Mitos – Agência para a Inovação Social. SANA Executive Hotel, Lisboa.

Cádima, F. R. (2015, 5 de Janeiro). Da Aldeia Global à Cidade Biométrica. Comunicação apresentada no XXXVIII Congresso Intercom/CECOM. MESA 2 – Metrópoles ou Pós-metrópoles: diálogos insurgentes. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Casa da Ciência. Mediação: Iluska Coutinho (UFJF), Rio de Janeiro.

Cádima, F. R. (2015, 10 de Setembro). L’importance de l’audiovisuel public européen pour la résurgence de l’Idée d’Europe. Comunicação apresentada na IDENTITA’ E DIVERSITA’ DELL’EUROPA . L’integrazione comunitaria nelle prospettive del servizio pubblico crossmediale. Iniziativa di Infocivica e Gruppo Europeo di Torino in vista di una Conferenza Europea su I MEDIA DI SERVIZIO PUBBLICO NELLA SOCIETÀ DELL’INFORMAZIONE E DELLA CONOSCENZA. Prix Italia, Torino – Via Verdi 16 – Sala Bergman.

Cádima, F.R. (2015, 15 de Julho). Media, Imigração e Participação. Comunicação apresentada no âmbito do evento do evento iParticipate – Imigração, Inclusão, Empreendedorismo e Desenvolvimento Local. Orgs: CEPESE e Media@Journalism / CIC.Digital / FCSH/NOVA. Lisboa / FCSH/NOVA.

Cádima, F. R. (2015, 1 de Setembro). Os Media e a Democracia em Portugal. Comunicação apresentada no Seminário no âmbito do Mestrado em Comunicação, Faculdade de Comunicação da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora.

Cádima, F. R. (2015) “Pluralismo e diversidade na televisão generalista: questões metodológicas no quadro dos estudos comparativos no contexto europeu”. V Encontro da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento ; Nome da Instituição: AIM, Lisboa / ISCTE. 22 maio

Cádima, F. R. (2015, 11 de Junho). Retos y amenazas para el periodismo en la era digital. Comunicação apresentada no âmbito do evento Innovación y periodismo: la nueva misión de la Universidad. Orgs: Facultad de Periodismo de la Universidad de Castilla-La Mancha e FAPE – Federación de Asociaciones de Periodistas de España. Madrid / FAPE.

Cádima, F. R. (2015, 14 de Novembro). III Simpósio Comunicação e Liberdade de Expressão na Atualidade, mesa Liberdade de expressão e suas fronteiras, através de videoconferência com o Brasil. Organização do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP – OBCOM-USP em conjunto com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP.

Cádima, F. R. (2015, 3 de Dezembro). O Estado e os Media no Século XXI: CECC (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura); Lisboa / UCP. Com Miguel Poiares Maduro e Pedro Norton (Impresa). Moderação de Eduardo Cintra Torres.

Cascais, A.F. (2015, 27, 28 de Outubro). O queering como metodologia de crítica cultural. Comunicação apresentada no 1º Congresso Internacional sobre Cultura: Culturas em movimento, Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Covilhã.

Cascais, A.F. (2015). A fotografia na Cultura Visual da Medicina em Portugal no século XIX . Comunicação apresentada no Ciclo de Conferências A Natureza do Corpo e o Corpo da Natureza: Fotografia científica em Portugal no século XIX, no âmbito da Exposição Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX, Lisboa, Museu Nacional de Arte Contemporânea 30 de Abril – 28 de Junho, Jardim de Inverno do Teatro S. Luís.

Cascais, A. F. (2015, 12-14 de Novembro). A homonormatividade subvertida pela performatividade queer, da crip theory à contra-sexualidade. Comunicação apresentada no IX SOPCOM – Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação: Comunicação e Transformações Sociais, promovido por Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Escola Superior de Educação de Coimbra e Universidade de Coimbra, Coimbra, Secção Temática: Género e Sexualidades.

Cascais, A. F. (2015, 12-14 de Novembro). A receção do bertillonage pela Cultura Visual da Medicina em Portugal. Comunicação apresentada no IX SOPCOM – Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação: Comunicação e Transformações Sociais, promovido por Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Escola Superior de Educação de Coimbra e Universidade de Coimbra, Coimbra, Secção Temática: Cultura Visual.

Cascais, A. F. (2015, 11 de Novembro). De Nadar à Cultura Visual da Medicina: Intersexualidade e hermafroditismo na fotografia médica portuguesa. Comunicação apresentada no I Encontro de Cultura Visual – “A Partilha do Visível – Políticas do Olhar”, promovido pelo Grupo de Trabalho de Cultura Visual da SOPCOM / Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Universidade de Coimbra.

Cascais, A. F. (2015, 28, 29 de Outubro). Performatividade queer na conferência“ De mim” de Judite Teixeira. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional Judith Teixeira –“As Mulheres e o Modernismo”, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Cascais, A. F. (2015). Performatividade, performance e o queering como método. Comunicação apresentada no Encontro Videoarte e Género, promovido por Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da FCSH da UNL (CICS.NOVA), Átrio e Biblioteca do Colégio dos Leões da Universidade de Évora.

Cascais, A. F. (2015, 2-4 de Novembro). The Visual Culture of Medicine and the Wonders of Photography. International Conference on Communication and Light, Braga, Universidade do Minho.

Cascais, A. F. (2015, 24- 26 de Abril). Meter a colher: Da injúria inaugural à violência de género. Comunicação apresentada no VI Congresso Nacional de Sexologia Clínica – “A liberdade está a passar por aqui”, FCSH da UNL, Mesa “Liberdade e repressão – género e violência”.

Ferreira, C.O. (2015). Da carta de Pero Vaz de Caminho até Eça de Queiroz textos portugueses em transito para o cinema brasileiro. Comunicação apresentada no Ciclo de Seminários Ciências da Literatura – 2014/2015, Literaturas em Trânsito; CEHUM Universidade do Minho.

Ferreira, C.O. (2015). Sem ansiedade do cânone – algumas reflexões acerca de adaptações literárias no cinema português. Comunicação apresentada no Internationales Kolloquium, Fundação Eça de Queiróz/CEHUM – Universidade do Minho, Portugal

Ferreira, C.O. (2015). Deutscher Lusitanistentag Aachen, RWTH Aachen, (Sektionsgast). Comunicação apresentada Palestra: “Revoluções e Transições? – 40 anos de descolonização no cinema de língua portuguesa”.

Ferreira, C.O. (2015). Propostas indisciplinares para a história e teoria do cinema e da arte. Comunicação apresentada I Cinemídia – Encontro Internacional de Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais”, Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, Brasil.

Ferreira, C.O.(2015). Depois das narrativas mestras da História da Arte – os filmes indisciplinares de Werner Herzog e Wim Wenders/Julian Salgado sobre arte. Comunicação apresentada no Colóquio Narrativa, Média e Cognição, Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto.

Leitão, C. P. (2015, Novembro). Smart City: utopicidade e governamentalidade para a cidade pós- industrial? Comunicação apresentada no Congresso Internacional sobre Ativismo em Rede (CIAR 2015), Porto, Universidade Lusófona do Porto.

Leitão, C. P. (2015, Outubro). A Geo-Estética (de Baalbek a Palmira) e a Terra como objecto político. Comunicação apresentada no IV Ciclo de Conferências Internacionais ECATI/MCB sobre Cinema, Arquitectura e Media. Auditório do Museu Colecção Berardo, Centro Cultural de Belém, Lisboa.

Leitão, C. P. (2015, Novembro). Abjecção e Afecção Subjectiva em Untitled de Paula Rego. Comunicação apresentada na Conferência Internacional “Caught in the Act: The (Literary) Imagiconography of Paula Rego”. Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Marcos, M. L. (2915, Setembro). Singularidade e Contingência. Comunicação apresentada no Life Stories, Poethics of Selfhood.

Mateus, S. (2015, 19, 21 de Novembro). Imitatio e Aemulatio –a querela dos antigos e dos modernos sob o cânone estético. Comunicação apresentada no 1º Colóquio Internacional Insula- Discursos Periféricos da (s) Modernidade(s), Funchal, Universidade da Madeira.

Mateus, S. (2015, 26, 27 de Janeiro). Public and Multitude- the (un)expected relation. Comunicação apresentada no congresso From Multitude to Crowds in Social Movements – publics, gatherings, networks and media in the 21th century, Catholic University of Portugal.

Mateus, S. (2015, 12 de Novembro). Retórica das Imagens- o uso da Metáfora Pictórica no discurso publicitário”, IX Congresso da SOPCOM, Coimbra, Universidade de Coimbra.

Mateus, S. (2015, 21 de Dezembro). Uma Retórica Parrhésica?– enquadramento de duas práticas retóricas contemporâneas. Comunicação apresentada na Jornada de reflexão “Parrhesia e Retórica” do Grupo de Trabalho de “Retórica” da SOPCOM, Universidade Lusófona de Lisboa.

Rosa, J. M.; Omena, J. (2015, 13 de Novembro). “O Brasil foi pra Rua” – De Novo! Estudos dos protestos nas redes sociais. Comunicação apresentada no IX Congresso da SopCom («Comunicação e Transformações Sociais»), Coimbra. Organização da SopCom: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.

Rosa, J. M.; Omena, J. (2015, 14 de Novembro). Nós na Rede. Conexão e participação em dois grupos do Facebook a partir dos Digital Methods. Comunicação apresentada no IX Congresso da SopCom («Comunicação e Transformações Sociais»), Coimbra. Organização da SopCom: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.

Santos, J. M. F. (2015, 24 de Junho). Contributos para uma perspetiva estruturada da Integração Social. Comunicação apresentada no seminário “Políticas e Práticas de Acolhimento e Integração”, promovido pela Câmara Municipal de Portimão, em parceria com o SEF, auditório de Museu de Portimão.

Santos, J. M. F. (2015, 4 de Maio). O Turismo e a produção serial da cultura. Comunicação apresentada no Ciclo de conferências “Turismo em Análise”, promovido pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, em parceria com a Biblioteca da Ualg, Universidade do Algarve.