Media & Jornalismo (M&J)2018-11-26T16:55:22+00:00

Media & Jornalismo (M&J)

Coordenadora: Carla Baptista

A atividade do grupo M&J tem sido desenvolvida em torno de duas áreas principais – Estudos do Jornalismo e Média e Sociedade. O grupo M&J privilegia uma abordagem crítica e interdisciplinar dos discursos, contextos e práticas dos media, focada nos impactos sociais e políticos da mediatização que caracteriza a experiência moderna. Entre os objetivos principais está a participação em projetos de investigação e em redes internacionais, fortalecendo parcerias científicas, académicas e com a sociedade civil.

Duas áreas de intervenção têm vindo a destacar-se na história mais recente deste grupo de investigação, que emana do antigo CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo:

a) a contribuição para uma agenda de investigação focada na diversidade e na inclusão, através da reflexão e da monitorização de temas como o pluralismo mediático e a diversidade das expressões culturais. São exemplos os projectos MPM (2015-18); DIVinTV (2016-18); RadioActive Europe (2013-14); Concentração, Diversidade de Vozes e Competição no Mercado da Imprensa (2013-14); Género e Produção Noticiosa (2012-14); e EU Kids Online, este centrado na promoção de conhecimento sobre as oportunidades e riscos ligados às práticas digitais de crianças e jovens europeus, em articulação com as diretivas da UE.

b) o desenvolvimento da reflexão teórica e conhecimento aplicado no campo da comunicação política, reforçando a compreensão das dinâmicas entre política e média. São exemplos, o projeto Corrupção Política nos Média: um estudo comparativo entre Portugal, Brasil e Moçambique (2012-14) e também a série de seminários internacionais organizados nos últimos anos centrados no debate sobre o jornalismo, a democracia e a cidadania.

Os desafios para 2018-22 alargam e aprofundam a investigação nas linhas: a) Diversidade, Pluralismo e Inclusão; e b) Política, Jornalismo e Práticas Digitais. Estas linhas concentram os projetos que estão a ser desenvolvidos nomeadamente em torno da diversidade cultural, do discurso de ódio online, e sobre os usos dos novos media por crianças, jovens e idosos e do jornalismo de proximidade.

Alexandra Lima Gonçalves Pinto
Ana Mafalda Gini de Carvalho
Ana Paula Bittencourt
Anelise Hauschild Mondardo
Arianna Mencaroni
Cátia Preguiça
Cássia Ariane Scherer
Claudia Alexandra da Cunha Pernencar
Cristiana Freitas
Cleyton Douglas
Daniela Correa e Castro de Carvalho
Diogo Queiroz Andrade
Ester Amaral de Paula Minga
Francisco José Carvalho dos Santos Vicente
Jair Norberto Rattner
Luis Fernandes CITI
Luis Manuel Ferreira Ricardo
Luis Manuel de Frias Machado
Mara Semyra de Paula Magalhães
Maura Castanheira Grimaldi
Patrícia Correia Ascensão
Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho Louro
Silvia Manuela Marques Torres
Vítor José Pelaio Ventaneira Badalinho

Álvaro Matos
Bruno Bernardo de Araújo
Carlos Raposo
Cláudia Henriques
Joana Inês Fernandes
João Paulo de Jesus Faustino
Lucas Rohan
Maria José Brites
Pedro Diniz de Sousa
Raquel Lourenço
Rosangela Borges