//Bolsa de criação jornalística com candidaturas até final de 30 de junho

Bolsa de criação jornalística com candidaturas até final de 30 de junho

Até dia 30 de junho está aberto o concurso para apresentação de trabalhos, realizados até 10 de outubro do ano passado, destinados a concorrer à bolsa de criação jornalística “Aquele outro mundo que é o mundo – o mundo dos media e o mundo do desenvolvimento”.

Assim se intitula a bolsa que resulta da colaboração entre a Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), a Associação Coolpolitics e dois centros de investigação – o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20/UCoimbra) e o Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA-ISEG/ULisboa), com financiamento do Camões, IP e co-financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.

Segundo os organizadores, “trata-se de um exercício de criação jornalística, realizado a quatro mãos em Portugal, na Europa e em África (num país de língua portuguesa), proporcionando assim um programa de mentoria entre jornalistas e jovens estudantes ou estagiários de cursos de Jornalismo e Comunicação. São elegíveis para esta bolsa propostas de trabalhos de reportagem escrita, fotográfica ou áudio”.

Esta iniciativa, destinada a “contribuir para uma reflexão sobre a cobertura mediática de questões relacionadas com o desenvolvimento e para melhorar a qualidade da relação entre jornalistas e profissionais da área do desenvolvimento”.

Haverá diferentes montantes disponibilizados, consoante se trate de reportagens em Portugal, na Europa ou em África. A organização indica que “as reportagens serão posteriormente publicadas na plataforma online do projecto (http://projectomedia.wixsite.com/aqueleoutromundo/bolsa-jornalistica). A intenção expressa da sua publicação num órgão de comunicação social é uma mais-valia e terá uma majoração na avaliação da proposta”.

Por outro lado, “os/as candidatos/as devem apresentar a sua proposta, preenchendo o formulário disponível em https://goo.gl/forms/YiLOb7IrdYKiidnp2“. Outros esclarecimentos adicionais podem ser pedidos através de info@acep.pt.

Os resultados serão divulgados a 31 de julho.

Fonte: SJ

2020-05-06T14:33:53+00:00