CFP: II Conferência International TOCRIA (Turismo e Indústrias Criativas) | NOVA FCSH – 1,2 e 3 de julho, 2018

Tem vindo a observar-se um crescente reconhecimento da atratividade turística das cidades ou regiões que apostam na criatividade e inovação. A influência das indústrias criativas no desenvolvimento regional e local tem sido amplamente analisada em organizações nacionais e internacionais. A indústria criativa abarca um conjunto de atividades relacionadas com a criatividade como elemento central, onde se inclui o setor cultural e o turismo. Considerando que as tradições culturais são parte integrante da economia criativa, é possível conceber o turismo como uma atividade criativa, seja pelas experiências geradas pelos agentes envolvidos, ao produzir valor simbólico; seja pela originalidade, criatividade e processo de inovação contínua em determinados setores turísticos como, por exemplo, o turismo cultural. Os destinos turísticos sentem cada vez mais necessidade de se diferenciarem entre si, de forma a tornaram-se mais competitivos, atrativos e sustentáveis.
A criação de produtos e experiências turísticas que surgem da combinação de recursos culturais, criativos e turísticos constitui uma das estratégias de desenvolvimento fundamentais para alcançar esses objetivos. Neste contexto, a TOCRIA visa reunir e partilhar conhecimento que permita responder a diversas questões relacionadas com as sinergias que podem ser exploradas entre a Indústria do Turismo e a Indústria Criativa, tentando responder a várias questões, como por exemplo:

Como é que estas duas indústrias podem cooperar para serem mais competitivas?
Como é que o setor do turismo acrescenta valor com base nos produtos criativos?
Que oportunidades e desafios se podem identificar para desenvolver estas indústrias? Como é que a academia pode ajudar a inovar, criar e transferir conhecimento para o desenvolvimento do turismo criativo?
​​​​​​​Com este propósito, os autores devem enviar um resumo de acordo com os seguintes temas:

Os temas abertos para a submissão de artigos são os seguintes:

– Empreendedorismo e gestão de projetos
– Inovação, modelos de negócios e finanças
– Media digital e social, produção de conteúdos
– Educação, training e pesquisa de metodologias
– Património material e imaterial, identidade e cultura
– Destinos criativos e produtos turísticos digitais
– Marketing, publicidade e comunicação digital
– Políticas públicas, regionais e locais de desenvolvimento
– Marketing e comunicação de vinhos e gastronomia
– Sessões Ibero-Americanas: Língua Portuguesa e Espanhola

O abstract deverá conter no mínimo uma página (1) e no máximo três (3), excluindo referências, caso contrário será desconsiderado.
A submissão deverá ser feita através do e-mail:  tocria2018@gmail.com até ao dia 15 de abril de 2018.

Os resultados do call for papers serão comunicados no dia 30 de abril de 2018.

Para mais informações:

http://tocria.ontrapages.com/conferencia

https://www.facebook.com/events/529855544066788/

*Parceiros:

CIC.Digital – Centre for Research in Communication, Information and Digital Culture/ICNOVA – NOVA Institute of Communication
APIMPRENSA – Associação Portuguesa de Imprensa
Porto and North – Associação de Turismo do Porto e Norte
EATSA – Euro-Asia Tourism Studies Association
APTUR – Associação Portuguesa de Turismologia

2018-03-03T18:37:58+00:00Março 3rd, 2018|Categories: ICNOVAChamadas|