Masterclass de Rodrigo Guedes de Carvalho na NOVA FCSH | Auditório 1, quinta-feira 15 de março, 18h

Jornalista, escritor, argumentista, Rodrigo Guedes de Carvalho regressa à FCSH, onde se licenciou em Ciências da Comunicação, desta vez para dar uma masterclass nas áreas em que se especializou e em que trabalha atualmente.

Trata-se de uma iniciativa no âmbito das comemorações dos 40 anos da NOVA – “FCSH comemora 40 anos com 40 masterclasses”. Antigos alunos de todas as áreas de saber das Ciências Sociais e Humanidades regressam à Universidade para partilhar conhecimento nos setores em que se especializaram.

Desde o final dos anos 80, quando se licenciou na FCSH, Rodrigo Guedes de Carvalho tem feito um percurso de grande mérito em diferentes áreas de atividade, designadamente no jornalismo, mas também enquanto escritor e argumentista.

Iniciou a sua atividade na RTP e em 1991 surge o convite de Emílio Rangel para ir para a SIC no arranque da primeira televisão privada em Portugal, onde apresenta o Jornal da Noite. Em 1992 estreou-se na escrita, com o romance Daqui a Nada, vencedor do Prémio Jovens Talentos da ONU. Em 1997 recebeu o Prémio Especial do Júri do Festival Internacional de Grandes Reportagens e Documentários (FIGRA), em França, pela reportagem de televisão A condição humana, sobre urgências hospitalares. Escreve o argumento da curta-metragem O Ralo, de 1999, co-realizada pelo seu irmão Tiago Guedes e por Frederico Serra. Continua a colaborar com a dupla no telefilme Alta Fidelidade da SIC. Escreve a peça de teatro Os pés no arame. A peça, encenada por Isabel Abreu, estreou pela primeira vez a 9 de Maio de 2002, na sala polivalente do Hospital Júlio de Matos. Em 2005 lançou o best-seller A Casa Quieta, em 2006 o romance Mulher de Branco em 2006 e Canário em 2007. Em 2010 recebeu o prémio de melhor argumento, nos prémios CineEuphoria, para Entre os Dedos. Em 2015 escreveu a letra e a música de Cansada, hino da associação APAV. O poema sobre violência doméstica foi cantado por Aldina Duarte, Ana Bacalhau, Cuca Roseta, Gisela João, Manuela Azevedo, Marta Hugon, Rita Redshoes e Selma Uamusse. Em 2017, depois de 10 anos de pausa, regressou ao romance com Pianista de Hotel.

2018-03-10T14:17:15+00:00Março 10th, 2018|Categories: ICNOVANotícias|