Chamada de trabalhos Revista de Comunicação e Linguagens | nº 50 | Dramaturgias do exílio, dramaturgias da resistência

Encontra-se aberta, até 30 de outubro de 2018, a chamada de trabalhos para a Revista de Comunicação e Linguagens  nº 50, Primavera 2019, subordinada ao tema “DRAMATURGIAS DO EXÍLIO, DRAMATURGIAS DA RESISTÊNCIA”, editada por Cláudia Madeira (ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA, Universidade Nova de Lisboa) e Fernando Matos Oliveira (Ceis20, Universidade de Coimbra).

Artistas e investigadores de diversas áreas, a par do que vem acontecendo internacionalmente, têm vindo a revisitar discursos e práticas de criação teatral que ocorreram em contextos sociais e políticos de grande adversidade. Este interesse crescente sugere que a correlação histórica entre exílio, fuga e pensamento vive uma conjuntura renovada, mostrando-nos a enorme resiliência do ato criador, na sua capacidade de operar e sobreviver a contextos opressivos e frequentemente violentos. Esta chamada para artigos propõe-se juntar num volume temático colaborações que explorem os seguintes tópicos, entre outros que possam articular a dupla inscrição sugerida pela denominação dramaturgias do exílio, dramaturgias da resistência:

. a criação teatral e os regimes políticos de censura
. a relação entre teatro, deslocação e exílio
. criações em diálogo com a memória e o arquivo
. teatro e relação com sistemas e conjunturas políticas opressivas
. exílio e práticas teatrais em relação com o teatro documental
. colonialismo e pós-colonialismo na criação teatral
. estudos de caso sobre dinâmicas do exílio e da resistência

Este número da RCL tem por objetivo constituir-se como “lugar de memórias” deste amplo conjunto de processos e contextos de criação, convidando investigadores e artistas a problematizarem o percurso das experiências históricas da arte, do teatro sob a censura, do teatro documental contemporâneo na transição do sistema-mundo colonial para o mundo globalizado que conhecemos.

Para a submissão de trabalhos, é necessário efectuar o Registo no sistema OJS.

Edição e submissão
“A Revista de Comunicação e Linguagens”  é uma revista arbitrada por pares e opera num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática desta edição da revista.

Regras Editoriais estão disponíveis nas Instruções para Autores e Condições para Submissão
As regras editoriais para a submissão eletrónica de manuscritos estão disponíveis, aqui:

Os autores dos artigos devem assegurar o seu anonimato garantindo que o ficheiro submetido não permita a sua identificação nas informações ou propriedades de documento.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

2018-05-30T12:54:20+00:00Maio 30th, 2018|Categories: ICNOVAChamadas|