Cláudia Galhardi orienta Seminário sobre “Análise das produções mediáticas face à audiência infanto-juvenil”

Realiza-se na próxima sexta-feira 29 de junho, pelas 14h00, na sala 1.05 do Edifício ID da NOVA FCSH, um Seminário no âmbito da temática Televisão e Infância, com Cláudia Galhardi, pós-doutoranda na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro (Brasil), que se encontra a fazer um estágio de investigação no ICNOVA.

Este seminário é uma oportunidade para a ouvirmos sobre o tema da sua investigação: “Análise das produções mediáticas face a audiência infanto-juvenil. Uma proposta metodológica para a investigação em comunicação”.

Resumo:

Nas últimas décadas, os resultados das principais pesquisas em consumo televisivo alertam para os efeitos nocivos provocados no comportamento de crianças e adolescentes expostos a cenas de violência e sexo veiculados nas grelhas de programação televisivas. Produtora de saberes e formas especializadas de comunicar, a TV está intrinsecamente ligada à construção de valores, comportamentos, hábitos e personalidade (ANDI, 2011). E, é na infância que se dá início a essa interação com os meios de comunicação.

No Brasil, a TV comercial aberta consegue facilmente se aproximar do público infanto-juvenil. Os hábitos de consumo de TV de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos à televisão, nas 15 regiões metropolitanas dos país, está estimado em cinco horas e trinta e cinco minutos.

Apesar das novas plataformas de comunicação e entretenimento, o uso que crianças e adolescentes fazem da televisão ainda é significativo e preocupam pais e responsáveis.

Em face destas constatações, o seminário tem como objetivo apresentar uma investigação empírica das emissoras de maior audiência no Brasil: Rede Globo, Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e Rede Record e revelar que produções mediáticas oferecem à audiência infanto-juvenil essas emissoras nas suas grelhas de programação. Com enfoque metodológico quantitativo, apresentaremos a aplicação prática da técnica de análise de conteúdo em estudos de comunicação.

 

Bio:
Cláudia Galhardi, nasceu em Santos, em São Paulo. É doutorada em Comunicação Audiovisual pela Universidade de Salamanca com o projeto “Investigación de los flujos televisivos en Brasil: análisis de la parrilla de programación de la televisión en los Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul y Salvador de Bahía en el año 2012”; atualmente faz pós-doutoramento na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro (Brasil).

2020-04-06T22:31:40+00:00Junho 16th, 2018|Categories: #MJConferências, 2018, GI M&J, ICNOVAEventos|