UNL ganha financiamento europeu com proposta à CEF Telecom

A Universidade NOVA de Lisboa é um dos parceiros de um dos projectos seleccionados para financiamento ao abrigo do programa Connecting Europe Facility (CEF), da Comissão Europeia, que apoia iniciativas que contribuem para a conectividade entre infraestruturas digitais europeias.

Designado CultureMoves, o projecto vencedor pretende desenvolver uma série de ferramentas digitais que permitirão novas formas de envolvimento turístico e de recursos educacionais através da reutilização de conteúdos do programa Europeana, uma plataforma digital da Comissão Europeia para o património cultural, com especial enfoque nos conteúdos relacionados com dança e artes performativas.

A principal funcionalidade do CultureMoves será a reunião destes conteúdos já existentes, e de outros criados pelo próprio projecto, num único portal onde o utilizador se poderá registar e utilizar ferramentas para adicionar informação, criar novos materiais a partir dos já existentes e partilhar online as estórias produzidas.

A UNL será responsável pelo desenvolvimento da Creation Tool, uma aplicação de anotação em vídeo criada anteriormente para bailarinos e coreógrafos, que será expandida de modo a acomodar usos mais diversificados, nomeadamente nas áreas da educação e do turismo. A equipa responsável por essa tarefa é liderada pela Prof. Carla Fernandes, da NOVA-FCSH, e pelo Professor Nuno Correia, da FCT NOVA.

CultureMoves é um consórcio da Fondazione Sistema Toscana, da Coventry University, da Universidade NOVA de Lisboa e da empresa alemã IN2 Digital Innovations GmbH, que coordena o projecto, e terá a duração de 2 anos, com início previsto já em Setembro de 2018.

2018-06-27T15:37:17+00:00Junho 27th, 2018|Categories: ICNOVANotícias|