Conversas foto-fílmicas | Helena Almeida | 25 de Outubro

No dia 25 de outubro, é apresentado ao público no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico a primeira sessão do ciclo “Conversas Foto-fílmicas”, que tem como objetivo ser um momento de diálogo entre artistas e investigadores da área da Fotografia e Cinema e o público. O ciclo nasce da parceria do ICNOVA – Cluster em Estudos Visuais e Arqueologia dos Média, do GI de Cultura, Comunicação e Artes, com o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico.

Nesta sessão, propomos um encontro sobre o trabalho de Helena Almeida, orientado pelos convidados Bruno Marques (investigador do IHA – Nova) e Joana Ascensão (realizadora e programadora da Cinemateca Portuguesa).

A pertinência da obra de Helena Almeida recupera o fôlego sempre que são tratadas temáticas tão contemporâneas e oportunas como as da inscrição e reinscrição do corpo, da relação entre fotografia e cinema, da performatividade da imagem fotográfica e das suas ambiguidades.

Bruno Marques, que leva actualmente a cabo uma investigação sobre políticas de género e sexualidade na arte contemporânea portuguesa, aponta na obra da artista sinais de inflexão nos modos convencionais de “ver, sentir e pensar o ato fotográfico” e as suas marcas discursivas.

O trabalho do investigador vem, nesta conversa, cruzar-se com o olhar de Joana Ascensão reflectido no seu Pintura Habitada (2006), filme tão íntimo do processo criativo de Helena Almeida.

Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis. Inscrição prévia através do email clusterevam@gmail.com

2020-04-07T11:43:58+00:00Outubro 4th, 2018|Categories: #CAConferências, 2018, GI CM&A, ICNOVAEventos|