Inscrições abertas para o Workshop Interpreting Cross-Platform Digital Networks

Estão abertas até 20 de janeiro de 2019 as inscrições para o workshop Interpreting Cross-Platform Digital Networks, que irá ter lugar na NOVA FCSH de 4 a 7 de fevereiro, das 10h às 13h (sala a anunciar).
Este workshop ministrado por Janna Joceli Omena*, decorre no âmbito do Digital Media Winter Institute 2019.

Resumo:

As redes digitais oferecem formas de compreender fenómenos sociais e culturais e a análise de redes tornou-se uma abordagem comum em vários campos de pesquisa, facilitada por uma ampla lista de ferramentas de extração de dados de código aberto. Sempre que clicamos, vemos, avaliamos, curtimos, postamos, baixamos ou comentamos, nossas ações digitais tornaram-se rastreáveis e prontas para serem interpretadas como nós e arestas em uma rede. Por exemplo, a análise de cadeia de retweet, hashtags, imagens ou páginas na forma de uma rede. Como as redes digitais podem ser lidas em diferentes plataformas? Em vez de depender do uso de estatísticas, este curso propõe abordar redes digitais multiplataforma, observando o vernáculo das plataformas, a natureza relacional dos dados digitais em conjunto com o meio (Rogers, 2013) e as possibilidades de algoritmos de espacialização. (Venturini et al. 2015; 2017) – ou seja, Force Atlas 2 em Gephi. Abordando este assunto, o curso apresentará algumas diretrizes para a interpretação de redes digitais entre plataformas, introduzindo a técnica de exploração de rede visual e realizando exercícios práticos na extração e análise de dados de rede.

Os participantes são incentivados a se preparar para o workshop, tornando-se familiarizados com os princípios de análise de redes e os conceitos básicos do aplicativo de desktop Gephi. É importante ressaltar que o workshop se concentrará na análise exploratória de dados em Gephi, não em englobar o processo de como usar o software em si. Conjuntos de dados de amostra serão fornecidos para os participantes, mas eles também são encorajados a trazer seus próprios conjuntos de dados (originados de diferentes plataformas web).

Inscrições e taxa de matrícula:

Por favor, envie um email para smart.inovamedialab [at] fcsh.unl.pt com o seu CV (com foto) e uma breve declaração apresentando os seus interesses de pesquisa e explicando como este workshop pode beneficiar o seu trabalho atual.

Estudantes da NOVA: 135 euros
Público em geral: 160 euros

*Janna Joceli Omena é investigadora de doutoramento em Digital Media UT Austin / Portugal na Universidade Nova de Lisboa, onde integra o  iNOVA Media Lab  – ICNOVA como membro do comité científico e coordenador do  SMART Data Sprint . Sua pesquisa diz respeito à tecnicidade das plataformas de mídia social e como ela facilita ou compromete a pesquisa digital, prestando atenção especial aos regimes de funcionamento de APIs e objetos nativos digitais. Além de teorizar métodos digitais, Janna tem um interesse especial em estudos de software e plataforma.

Blog de pesquisa:

https://thesocialplatforms.wordpress.com Twitter:  @JannaJoceli Documentos e apresentações: Academia | ResearchGate | SlideShare .

2018-10-26T13:03:37+00:00Outubro 26th, 2018|Categories: ICNOVAChamadas|