Disponível volume do (OBS *) Observatório sobre “As Formas Contemporâneas dos Conflitos e das Apostas Digitais”

Está disponível em acesso livre a revista (OBS *) Observatório Special Issue, editada por Vania Baldi (DigiMedia and Interaction, Universidade de Aveiro) e Jorge Martins Rosa (ICNOVA, NOVA FCSH ), dedicada ao tema “As Formas Contemporâneas dos Conflitos e das Apostas Digitais”.
Este número do (OBS *) Observatório reúne, entre outros, artigos resultantes de comunicações apresentadas no colóquio intitulado “Targeting, Fake News e Ciberpopulismos: Entre Algoritmos e Cibercultura”, que teve lugar na Universidade de Aveiro em 2017, uma coorganização entre o DigiMedia da Universidade de Aveiro e o ICNOVA da NOVA FCSH.
“Os artigos que integram o presente número abordam a temática ora segundo uma aproximação mais especulativa e de síntese, apresentando-nos o state of the art, ora propondo análises mais empiricamente orientadas.”
Os coordenadores da edição esperam com esta publicação “contribuir para um debate público extensível aos diferentes domínios do conhecimento que se cruzam com este tema, na medida em que a infoesfera, pelas culturas que a atravessam e de que esta é mediadora, pelas políticas que a dinamizam e que por sua vez reflete, pelas economias que a condicionam e pelas criatividades que incita, constitui um âmbito que requer a constante sinergia entre as múltiplas sensibilidades heurísticas e cívicas”.

Articles
Vania Baldi, Jorge Martins Rosa, “Introdução: As Formas Contemporâneas dos Conflitos e das Apostas Digitais”
Vania Baldi, “A construção viral da realidade: ciberpopulismos e polarização dos públicos em rede”
Rui Cádima, “A Rede na Estratégia da Aranha: “Pós-verdade”, Política e Regressão”
João Paulo Meneses, “Sobre a necessidade de conceptualizar o fenómeno das fake news”
Pablo Parra Valero, Lídia Oliveira, “Fake news: una revisión sistemática de la literatura”
Sofia Larsson, “Networking, Exclusion and Negotiated Visibility: Feminist and Anti-Racist Social Media Debaters’ Endurance Strategies”
Jorge Martins Rosa, Janna Joceli Omena, Daniel Cardoso, “Watchdogs in the Social Network: A Polarized Perception?”
Uirá de Melo, Pedro Santos Mundim, “Cobertura política da imprensa, efeitos da mídia e adesão à democracia no Brasil após os protestos de 2013”
Ricardo Ribeiro Ferreira, “Rede de mentiras: a propagação de fake news na pré-campanha presidencial brasileira”

Aceda ao número completo, aqui: http://obs.obercom.pt/index.php/obs/issue/view/65

2018-10-30T20:41:51+00:00Outubro 30th, 2018|Categories: ICNOVANotícias|