Chamada de trabalhos : Counter-image // Conferência internacional, NOVA FCSH | 6 e 7 de maio de 2019

As investigações sobre a História de autores como Benjamin e Foucault sustentam um pensamento de contra-discursos e contra-narrativas que visa abarcar as vozes daqueles que foram votados ao silêncio pelos poderes hegemónicos da sociedade, afirmando-se como pensamentode contra-memória. As práticas da memória são assim campos de acção política onde diversos agentes interagem em relações de poder que procuram dar visibilidade à memória, contra o esquecimento, a marginalização e a subjugação. As produções de memória e esquecimento não são actos passivos, mas denotam conflitos e tensões entre diferentes modos de conhecimento. Procura-se realçar as diferentes perspectivas e as multiplicidades de discursos que convergem na formação da memória pautada pela heterogeneidade e pluralidade.

Deste enquadramento teórico e interpretativo emergiram novos modelos de organização e re-activação da memória; discussões sobre as interacções entre identidades individuais/colectivas; perspetivas pós-coloniais; políticas de género; discursos marginais/periféricos ganharam dimensão.

Convidamos académicos, estudantes e investigadores independentes a pensar a imagem fotográfica e fílmica enquanto “lugar onde a lembrança – memória – se materializa” (Bergson, 1896) e o real e a ficção se cruzam (Dubois, 2016) afirmando a sua potência em transgredir e abrir outros caminhos narrativos e visuais. Os eixos incluem, mas não estão circunscritos a:

• narrativas contra-hegemónicas;

• densidades temporais das/nas imagens;

• dinâmicas de arquivo em relação ao contra-poder e à contra-memória;

• autorrepresentação entre ficção e realidade;

•  dimensões políticas e sócio-históricas da autoria;

• práticas artísticas comoestratégia de resistência;

• utilização das imagens e processos de origem vernacular na produção artística.

Envio de Resumos

As propostas para comunicações, de no máximo20 minutos,devem ser enviadas para o e-mail , ao cuidado da Professora Dra. Ana Lúcia M. de Marsillac, até  ao dia 10 de dezembro de 2018, com o seguinte formato: um ficheiro .docx com o nome do(s) autor(es), biografia (máx. 100 palavras), o título da proposta, palavras chave (máx. 5) e resumo (máx. 300 palavras).

Locais e Datas da Conferência

A conferência irá decorrer no Auditório 1 – Torre B da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, nos dias 6 e 7 de maio de 2019.

Keynote Speakers Confirmados

David Campany (Universidade de Westminster)
Susana de Sousa Dias (Faculdade de Belas Artes – Universidade de Lisboa)

Línguas aceites