Fotofilme: a fotografia como narrativa fílmica – Curso Livre na NOVA FCSH

O Curso Livre Fotofilme: a fotografia como narrativa fílmica decorre entre 7 e 17 de Janeiro de 2019 na NOVA FCSH, em horário pós-laboral, das 18h00 às 21h00, tendo como formadores Luís Mendonça, investigador do ICNOVA, doutorado em Ciências da Comunicação, e Luís Miguel Correia, realizador e montador.

Este curso representa um desenvolvimento de outros dois cursos anteriormente dados na FCSH dedicados ao ensaio audiovisual e do qual resultaram mais de 30 filmes produzidos pelos alunos que foram publicados em vária plataformas e passaram por vários festivais de cinema, entre os quais, o IndieLisboa (festival parceiro nosso, parceria essa que se renova agora), Doclisboa, Curtas Vila do Conde e Porto/Post/Doc. Um dos filmes, Delphine Aprisionada, de Ricardo Pinto Magalhães, venceu a competição Loops. Lisboa 2017 e o prémio Kino Sound Studio no Curtas Vila do Conde.

O curso que agora se divulga terá a natureza de um  workshop, que fornecerá ao aluno instrumentos teóricos e técnicos para este analisar e produzir filmes ensaísticos baseados em fotografias. Resultará daqui uma bateria de ensaios audiovisuais que têm a fotografia como elemento estético definidor.

O curso contará com uma sessão especial em que os cineastas Gonçalo Robalo (Os Mortos, vencedor da competição nacional do IndieLisboa 2018), Ricardo Vieira Lisboa (o tocante Le Métro, Vieira da Silva, de onde retiramos o still que colocamos em anexo) e João Lameira (o inédito em Portugal Double Exposure) irão apresentar e falar sobre os seus filmes que trabalham, efectiva ou conceptualmente, com fotografias. As intervenções dos nossos convidados serão pagas.

Além do IndieLisboa, teremos como parceiros o À pala de Walsh e o blogue My Two Thousand Movies.

O custo do curso é o seguinte: 130 euros (público em geral), 104 euros (Sócios INATEL e ACP), 90 euros (estudantes, de qualquer grau e estabelecimento de ensino), 100 euros (antigos alunos, da NOVA FCSH). Os custos de avaliação (facultativos): 20 euros (público em geral), 15 euros (estudantes e antigos alunos). Custo do certificado: 6 euros.

As inscrições terminam no dia 14 de Dezembro.

Todas as informações podem ser consultadas aqui: http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/cursos-livres/presenciais/cursos-can-1/fotofilme-a-fotografia-como-narrativa-filmica

A inscrição pode ser realizada aqui: http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/cursos-livres/cursos-livres-ficha-de-inscricao-1/cursos-livres-ficha-de-inscricao

2018-11-12T11:31:18+00:00Novembro 12th, 2018|Categories: ICNOVANotícias|