Revista Media & Jornalismo – Comunicação Estratégica Institucional e Organizacional (Vol.18 nº 33)

Está disponível em acesso livre a revista Media & Jornalismo nº 33, editada por Estrela Serrano e Ana Margarida Barreto, dedicada ao tema “Comunicação Estratégica Institucional e Organizacional”.

Depois de ter sido estranhada, a Comunicação Estratégica finalmente entranhou-se nas organizações e nas instituições académicas. Falar de Comunicação Estratégica significa falar de comunicação nas organizações numa perspectiva endógena e exógena. Tomando para si a máxima de Gestalt de que o todo é maior do que a soma das partes, a Comunicação Estratégica vai para além da soma da comunicação interna e externa. Assumir um olhar estratégico da comunicação implica necessariamente um posicionamento reflexivo da natureza da comunicação nas organizações. Desta forma, para poder aplicar a sua natureza mais instrumental, assente

na avaliação dos resultados, a Comunicação Estratégica supõe igualmente a aceitação e a compreensão dos processos complexos da constituição comunicativa das organizações (uma herança da Comunicação Organizacional).

Numa altura em que a Comunicação Estratégica começa a dar os primeiros passos na construção de um corpo teórico sólido, a mutabilidade das organizações, reflexo do emaranhar de fenómenos sociais, políticos e económicos, volta a desafiar a natureza conceptual da Comunicação Estratégica trazendo para debate não só o como, mas acima de tudo o porquê e o quem da comunicação.

É no seio deste espaço fermentado de novas práticas comunicacionais que surge o  presente  número  da  revista  Media&Jornalismo  (M&J),  com  a  finalidade  de  retratar  a  Comunicação  Estratégica  nas  organizações  e  de  estimular  a  sua  reflexão. O elevado número de artigos recebidos para este número da revista M&J e a diversidade de abordagens que apresentam espelham bem o interesse e a pujança da investigação na área.

(Da nota introdutória)

Revista em open access, aqui

As editoras do número: Estrela Serrano e Ana Margarida Barreto

A direção editorial da Revista Media & Jornalismo: Estrela Serrano, Francisco Rui Cádima e Marisa Torres da SilvaEditora Gestora: Patrícia Contreiras

Revista Media & Jornalismo
ISSN 2183-5462 (online)
ISSN 1645-5681 (print)
Vol 18, No 33 (2018)

2018-11-13T16:40:49+00:00Novembro 13th, 2018|Categories: ICNOVANotícias|