Curso livre ABC do Cinema – Uma História dos Conceitos | NOVA FCSH 22 Janeiro – 6 Fevereiro, 2019

Estão abertas até 14 de Dezembro, as inscrições para o curso livre FCSH/NOVA ABC do Cinema – Uma História dos Conceitos, que acontecerá entre 22 de Janeiro e 6 de Fevereiro de 2019, em horário pós-laboral, das 18h00 às 21h00.
Este curso procurará traçar a história do cinema a partir de alguns dos seus conceitos-chave, mais concretamente, de “A” a “V”: Atracções (cinema e montagem das); Autores (política dos); Câmara-caneta; Cine-olho; Cinefilia; Desktop cinema; Expandido (cinema); Fotogenia; Freeze-frame; Imagem-tempo; Jump cut; Kulechov (efeito); Pillow-shot; Slow cinema; Videoclipe. Das ideias nascem imagens, das imagens nascem ideias. Este vai-e-vem produtivo constitui o fluxo de práticas deste curso.
Propõe-se ainda uma chamada ao espaço da aula de bibliografia fresca sobre cada uma das correntes teóricas enunciadas. A leitura desses textos permitirá actualizar as articulações que propomos, entre o que os teóricos, críticos e realizadores (pre)disseram e as transformações que estão hoje em curso.
Docente: Margarida Medeiros (NOVA FCSH / ICNOVA)
Formador principal: Luís Mendonça (mestre e doutorado na área do cinema e da fotografia pela NOVA FCSH / ICNOVA)
Convidados: Carlos Natálio (doutorando NOVA FCSH / ICNOVA), José Bértolo (doutorando FLUL), Sérgio Dias Branco (Professor Auxiliar em Estudos Fílmicos na Universidade de Coimbra) e Miguel Patrício (mestre NOVA FCSH).
Custo: 130 euros (público em geral), 104 euros (Sócios INATEL e ACP), 90 euros (estudantes, de qualquer grau e estabelecimento de ensino), 100 euros (antigos alunos, da NOVA FCSH). Os custos de avaliação (facultativos): 20 euros (público em geral), 15 euros (estudantes e antigos alunos). Custo do certificado: 6 euros.
2018-11-14T10:46:01+00:00Novembro 14th, 2018|Categories: ICNOVANotícias|