F. Rui Cádima debate “Cidadania Digital – Será o Fim da Democracia?”

Redes sociais, desinformação, medos, e manipulação digital… A PASC, Plataforma das Associações da Sociedade Civil – Casa da Cidadania, organiza uma Tertúlia – Debate, no próximo dia 14 de Dezembro, entre as 16:30 e as 19:30, no Salão do palacete da Junta de Freguesia do Lumiar, na Alameda das Linhas de Torres, nº 158 em Lisboa.

O desenvolvimento tecnológico, e particularmente a Internet, a inteligência artificial e o big data, permitiram acelerar e massificar a comunicação personalizada, através de uma enorme diversidade dos canais digitais. O discurso do ódio e o aproveitamento das fragilidades da democracia passaram a fazer parte do nosso quotidiano. A captura do jornalismo por grandes grupos económicos institucionalizou uma comunicação social baseada nas notícias sensacionalistas e de impacto de curto prazo, com menos investigação e com pouco contraditório. Será que estamos a deixar de ser cidadãos para passarmos a viver numa sociedade comandada por algoritmos de computador? Qual o futuro do Jornalismo?

Nesta iniciativa da PASC – Casa da Cidadania estarão presentes políticos, jornalistas, académicos e ativistas sociais. Pretende ser um espaço de debate aberto entre perspectivas diferentes e aparentemente contraditórias, capaz de desconstruir o papel das redes sociais e do big data no aprofundamento da democracia participativa ou no seu enfraquecimento..

A  PASC – Casa da Cidadania, fundada em 2014, é uma associação de associações cujo objetivo é promover a participação cívica dos cidadãos, através das associações suas filiadas, visando reforçar o contributo consciente e ativo da cidadania para uma sociedade mais justa, solidária e onde a confiança entre a sociedade civil e os poderes públicos seja reforçada, nomeadamente através da mediação e busca de consensos.

2018-12-06T11:33:20+00:00Dezembro 6th, 2018|Categories: ICNOVANotícias|