Ivone Ferreira, docente do curso de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH e investigadora do ICNOVA dinamiza na UAL uma aula aberta sobre “Cibercultura – Comunicação estratégica digital: Do diálogo à crise”. A demissão de Paulo Dentinho após um post inflamado, a queda do valor das acções da Juventus após a acusação a Cristiano Ronaldo, os recados de Bruno de Carvalho no Facebook, a “espontaneidade” de Trump no Twitter e um Bolsonoro que faz campanha em redes privadas convidam a um debate sobre as potencialidades e os riscos do digital para a gestão da imagem de figuras públicas e organizações. Palavras-chave: Imagem; reputação; comunicação de crise.
Na Universidade do Porto Ivone Ferreira falará sobre “A linguagem multissensorial da publicidade televisiva” no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação. Será no próximo dia 13 de dezembro.
Resumo da conferência “A linguagem multissensorial da publicidade televisiva”: Se considerarmos, por um lado, que a evolução dos meios de comunicação de massa tem vindo a fazer-se num sentido predominantemente visual, multiplicando-se em distintas interfaces tecnologicamente cada vez mais sofisticadas e, por outro, uma persuasão/sedução que é feita maioritariamente pela imagem, compreender os mecanismos de análise da imagem parece-nos fulcral. Por isso faremos uma incursão pelos modelos de análise da imagem em movimento, procurando perceber como produto, marcas e personagens circulam no cenário da publicidade televisiva e que linguagens utilizam. Palavras-chave: publicidade televisiva; retórica; linguagem.