Observatório Evam organiza Conferência Internacional “Counter-image” em maio de 2019

Decorre nos dias 6 e 7 de maio de 2019 , no Auditório 1 – Torre B da NOVA FCSH, a Conferência Internacional “Counter-image”, organizada pelo Observatório em Estudos Visuais e Arqueologia dos Média (EVAM), do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA).

Estarão presentes os conferencistas convidados pela organização do evento: David Campany (Universidade de Westminster) e Susana de Sousa Dias (Faculdade de Belas Artes – Universidade de Lisboa)

As investigações sobre a História de autores como Benjamin e Foucault sustentam um pensamento de contra-discursos e contra-narrativas que visa abarcar as vozes daqueles que foram votados ao silêncio pelos poderes hegemónicos da sociedade, afirmando-se como pensamentode contra-memória. As práticas da memória são assim campos de acção política onde diversos agentes interagem em relações de poder que procuram dar visibilidade à memória, contra o esquecimento, a marginalização e a subjugação. As produções de memória e esquecimento não são actos passivos, mas denotam conflitos e tensões entre diferentes modos de conhecimento. Procura-se realçar as diferentes perspectivas e as multiplicidades de discursos que convergem na formação da memória pautada pela heterogeneidade e pluralidade.

Deste enquadramento teórico e interpretativo emergiram novos modelos de organização e re-activação da memória; discussões sobre as interacções entre identidades individuais/colectivas; perspetivas pós-coloniais; políticas de género; discursos marginais/periféricos ganharam dimensão.

Convidamos académicos, estudantes e investigadores independentes a pensar a imagem fotográfica e fílmica enquanto “lugar onde a lembrança – memória – se materializa” (Bergson, 1896) e o real e a ficção se cruzam (Dubois, 2016) afirmando a sua potência em transgredir e abrir outros caminhos narrativos e visuais.

Website: https://observatorioevam.wixsite.com/evam
Facebook: https://www.facebook.com/observatorioevam/

2020-04-06T22:35:09+00:00Dezembro 20th, 2018|Categories: #CAConferências, 2018, GI CM&A, ICNOVAEventos|