Disponível novo número da Revista de Comunicação e Linguagens

Está disponível em acesso livre a Revista de Comunicação e Linguagens (RCL) sobre “Modas Modos Maneiras”, editada por Jorge Lozano e Maria Augusta Babo.

De acordo com os editores, “queríamos mostrar algo que Fabbri sublinha repetidamente: “somos eclécticos nos
objectos mas não no método.
Tratou-se de apresentar em Lisboa as mais variadas investigações sob um olhar semiótico. Conseguimos reunir centros de Semiótica tão diversos como o Centro de Semiótica e Teoria da Imagem – Omar Calabrese, representado por Tarcisio Lancioni, o Grupo de Estudos Semióticos da PUC de S. Paulo, encabeçado por Ana Cláudia Mei Oliveira, a equipa colombiana de Semiótica, sob a tutela de José Rosales Cueva, o Grupo de Estudos de Semiótica da Cultura – GESC – que esteve na génese deste congresso, ou investigadores como Alexandro Zinna, secretário da Fédération Romane de Sémiotique, Isabella Pezzini, membro do Comité Directivo do Centro Umberto Eco da Universidade de Bolonha, entre muitos outros; mas ainda directores de revistas, como por exemplo: José Romera, de Signa, Lucrécia Escudeiro, de Signis, Catarina Moura, de Eikon. Pudemos contar com a presença marcante de Ana Salazar, símbolo e referência, em Portugal, da autoria em moda.
Para além disso, este número da RCL constitui uma sentida homenagem a Maria Albergamo que, apesar do seu enorme entusiasmo e decisiva colaboração, não conseguiu estar connosco em vida. Celebramos também a memória de João David Pinto Correia que, tendo estado presente na abertura do Congresso, desapareceu entretanto de entre nós. Foi
um pioneiro da Semiótica em Portugal, divulgando a Escola de Paris que frequentou, sob a orientação de A. J. Greimas”, lê-se na nota introdutoria.

O número encontra-se disponível aqui.

2018-12-28T09:27:17+00:00Dezembro 28th, 2018|Categories: ICNOVANotícias|