Ciclo de Debates “Narrativas Afro-Europeias”

Realiza-se no próximo dia 30 de janeiro (16 horas, NOVA FCSH | Av. de Berna, 26 C – Torre B, Auditório 1) a 1ª Edição do Ciclo de Debates “Narrativas Afro-Europeias”, subordinado ao tema AFRODESCENDÊNCIA E SISTEMA EDUCATIVO – Haverá periferias no sistema educativo português?

O Sistema Educativo é a base fundamental da coesão social nas sociedades democráticas, promovendo a igualdade de oportunidades e, ao mesmo tempo, o respeito pelas diferenças. Está o sistema educativo em Portugal preparado para responder aos desafios sociais e culturais de uma sociedade cada vez mais diversa? De que modo tem o sistema educativo português respondido às exigências de uma condição pós-colonial? Quais os obstáculos no acesso à universidade para os estudantes afrodescendentes? Haverá periferias e discriminação no sistema educativo e na vida escolar?

O painel deste debate é constituído pelos seguintes convidados:

– Beatriz Gomes Dias (Presidente da DJASS – Associação Afrodescendentes)
– Cristina Roldão (Investigadora do CIES – IUL)
– David Justino (Ministro da Educação do XV Governo Constitucional, Professor da FCSH, investigador do CICS NOVA)
– Fernanda Rollo (Secretária Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do XXI Governo Constitucional 2015-18; Professora da FCSH, investigadora do IHC)
– Sónia Magalhães  (Diretora do PRSD – Provedores de Respostas Sociais Para o Desenvolvimento)

São ainda convidados para o Debate: Ariana Furtado (Professora, 1º ciclo); Elisa Valério (Professora de PLNM, 2º ciclo e Secundário); Luís Vitorino (Presidente da Associações de Estudantes Angolanos de Lisboa); Smith Mendes (Núcleo de Estudantes Africanos e Lusófonos – AE FCSH); Tiago Fortes (Núcleo de Estudantes Africanos – AE FCT-UNL); Alberto Junior (Presidente da Associação de Estudantes da Guiné Bissau no Porto (AGBP).

Moderação: Alexandra Prado Coelho (Jornalista do Público)

O Ciclo de Debates “Narrativas Afro-Europeias” abordará a ligação das culturas europeias e africanas na Europa de hoje, enraizada não apenas na história e na memória coletivas, mas também na origem e experiências atuais de muitos cidadãos europeus. Valorizando o debate público e a cidadania como vocações fundamentais do conhecimento, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa promoverá o diálogo com um conjunto alargado de interlocutores acerca da interculturalidade afro-europeia, a partir da realidade portuguesa. Em foco, estarão temáticas como: o acesso à educação pelas gerações afrodescendentes; a importância das artes na produção de um imaginário pós-colonial; as narrativas como mediação entre diferentes vozes, raízes e experiências; o reconhecimento da diversidade e o combate à discriminação; a língua portuguesa como língua comum a várias culturas e nações; a cidadania europeia e a interculturalidade como política. seminário “Futebol e Cidade”, numa iniciativa co-organizada com a Secção de Sociologia do Desporto da Associação Portuguesa de Sociologia.

2020-04-06T22:34:28+00:00Janeiro 21st, 2019|Categories: #CAConferências, GI CM&A, ICNOVAEventos|