iNOVA Media Lab analisa dados digitais

Até 7 de fevereiro, a NOVA FCSH abre portas a investigadores e estudantes de todo o mundo para trabalhar com dados da internet e métodos digitais no Digital Media Winter Institute. Richard Rogers e Bernhard Rieder, da Universidade de Amesterdão, vão ser dois dos convidados do Digital Media Winter Institute, numa iniciativa do iNOVA Media Lab a decorrer de 28 de janeiro a 7 de fevereiro. O evento, dividido em dois momentos, consiste na realização do SMART Data Sprint e de um workshop com participantes do Egito, Estados Unidos da América, Bélgica, Alemanha, Austria, Reino Unido, Estônia, India ou Brasil.

O Smart Data Sprint traduz-se por uma semana intensa de trabalho prático guiado por dados gerados em plataforma web e direcionado por atividades práticas fundamentas na abordagem dos métodos digitais. Com o tema é “Beyond visible engagement”, o evento irá contar com a participação de um dos mais reputados investigadores da área a nível internacional, o Professor Richard Rogers da Universidade de Amesterdão, que é também diretor do Digital Methods Initiative e autor do livro Digital Methods (MIT Press, 2013). Da mesma universidade, receberemos também o professor associado Bernhard Rieder, com a masterclass “From Algorithms to Diagrams: How to Study Platforms?”, e um laboratório prático em “machine learning techniques”.
Haverá também três short talks das doutorandas Janna Joceli Omena (iNOVA Media Lab, NOVA FCSH) – ‘How to read cross-platform digital networks?’, Beatrice Gobbo (DensityLab, Politecnico di Milano) – ‘Visual Models for Textual Visualisation. How I failed several times” e do doutorando Andre Mintz (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil) – ‘Images as Networks (and vice versa)’.

Durante uma semana, os participantes terão a hipótese de participar em palestras, breves apresentações e laboratórios práticos em sessões paralelas. Depois disso, especialistas e investigadores convidam os participantes a integrar os projetos e a trabalhar sobre um problema global. Os resultados dos projectos são reportado no research blog do SMART Data Sprint.
Os projetos confirmados para 2019 englobam as seguintes áreas: Journalism Apps (liderado por Dora Santos Silva e Mariana Scalabrin Müller- NOVA FCSH), Health myths’ circulation on social media (liderado por Elaine Rabello – Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Interrogating Vision APIs (liderado por Tarcízio Silva – Instituto Brasileiro de Análise de Pesquisa e Análise de Dados, e André Mintz) and Frugal Innovation (liderado por Miguel Amaral – Instituto Técnico Superior de Lisboa, e Elsa Caetano – iNOVA Media Lab).

Todas as atividades serão desenvolvidas em inglês.

2020-04-07T12:14:28+00:00Fevereiro 1st, 2019|Categories: ICNOVAEventos, InovaMediaLab|