Conversas Foto-fílmicas com o trabalho fotográfico de Helena Corrêa de Barros (1947-1972)

O EVAM – Observatório em Estudos Visuais e Arqueologia dos Média, do ICNOVA, convida para mais um ciclo das “Conversas Foto-fílmicas”, no dia 21 de fevereiro, quinta-feira, às 18h00, no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico (Rua da Palma, 24).

Entrada livre sujeita a inscrição para clusterevam@gmail.com, com indicação no assunto de “Inscrição foto-fílmica”.

Nesta sessão, propomos um encontro com o trabalho fotográfico de Helena Corrêa de Barros (1947-1972), cujas imagens em Kodachrome retractam as viagens “de uma família abastada em pleno regime salazarista” (Filipa Lowndes Vicente). A sua prática fotográfica inspira-nos vários pontos de discussão e reflexão: a história das tecnologias fotográficas, a relação entre amadorismo e profissionalismo, o papel das mulheres na fotografia, as confluências e diferenças entre o vídeo e a fotografia.

Convidámos à conversa três intervenientes: Inês Sapeta Dias doutorada em Ciências da Comunicação (UNL/FCSH) com uma tese sobre a programação do cinema. Inês organiza programas de cinema desde 2004, sobretudo na Videoteca do Arquivo Municipal de Lisboa onde recentemente foi responsável pelo lançamento de projectos como Traça – Mostra de Filmes de Arquivos Familiares, Topografias Imaginárias ou O que é o Arquivo? Em 2008 finalizou o filme Retrato de Inverno de uma paisagem ardida (16mm, 40′) com o apoio financeiro do ICA/RTP.

A curadora da exposição “Helena Corrêa de Barros – Fotografia a minha viagem preferida” Paula Figueiredo Cunca será a segunda convidada. Paula Figueiredo Cunca é Licenciada em Filosofia e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação com a dissertação Snapshot,- Fotografia de Ocasião, Imagens Privadas e é autora de várias conferências e artigos sobre fotografia de família. Investigadora no Arquivo Municipal de Lisboa/ Fotográfico co-comissariou a exposição Ana Maria Holstein Beck – álbuns de família (2013) com Luís Pavão. Em 2016 produziu o texto “A Fotografia da Cidade (1898-1912)” para a exposição Lisboa Uma Grande Surpresa (2016).

A terceira convidada é Inês Vaz Pinto, neta de Helena Corrêa de Barros. Inês Vaz Pinto nasceu em 1961, em Lisboa e licenciou-se em Ciências Históricas fazendo posteriormente um mestrado em Arqueologia Clássica na Universidade do Arizona, em Tucson. Inês Vaz Pinto foi professora na Universidade Lusíada de 1987 a 2006 e doutorou-se em 1990. Desde 2006 que é a arqueóloga responsável das Ruínas Romanas de Tróia. Os seus temas de investigação enquadram-se na arqueologia romana com umas incursões no fabrico tradicional da cerâmica e do vinho. Tem um grande interesse por fotografia mas faz essencialmente fotografia arqueológica tendo muitas fotografias publicadas em livros técnicos.

2020-04-06T22:34:02+00:00Fevereiro 4th, 2019|Categories: #CAConferências, GI CM&A, ICNOVAEventos|