Chamada para contribuições: INTERACT #30 – Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia

Encontra-se aberta, até 28 de fevereiro de 2019, a chamada de contribuições para a INTERACT – Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia, nº 30, subordinada ao tema “SENTIR EM REDE: ARTES, ATIVISMO E REDES DIGITAIS”, organizada por Clara Gomes  e Marina Magalhães, investigadoras integradas do Instituto de Comunicação da NOVA – ICNOVA.

Este número pretende reunir reflexões e experiências de artistas, investigadores e autores nacionais e internacionais em torno das artes e do ativismo desenvolvidos em colaboração com as tecnologias digitais. Nesta edição convidamos a pensar as redes na dimensão da sua sensibilidade ecológica, a partir de colaborações que superem as grandes separações do pensamento ocidental – entre o humano, a técnica e a natureza – e que contemporizem a complexidade dos nossos dias.

No livro “Do Sentir” (Editorial Presença, 1993) o filósofo italiano Mário Perniola declarou que a estética orienta-se não por ter uma relação privilegiada e direta com as artes, mas segundo um campo estratégico que não é cognitivo nem prático, mas do sentir. Logo, se antes o poder estava no saber e no agir, agora ele estaria voltado para o sentir, sobretudo após o incremento da cultura digital, que inaugurou novas formas de sentir, em redes formadas por atores e actantes de naturezas diversas.

À luz de Perniola, a socialização dos pensamentos característica da ideologia foi substituída pela socialização dos sentimentos da sensologia. Assim, apelamos à participação de artistas, ensaístas e investigadores com conteúdos que cruzem as novas formas de sentir em colaboração nas redes digitais. Como é que a experiência estética se inscreve nas novas ecologias da comunicação e informação? Como é que as novas formas de poder e de ativismo atravessam a esfera do sentir?

Os contributos podem ser desenvolvidos por meio processual ou crítico, através de textos de autor, textos de caráter académico, notas de campo, fotografia ou vídeo (até ao limite de 15 minutos), sem esquecer que, por ser uma revista nativamente online, as peças devem ser mais curtas, mais ensaísticas, se não mesmo mais experimentais.

A submissão da proposta deve incluir: título, resumo com 200 a 500 palavras e indicação da secção em que se enquadra (vide abaixo) devendo ser feita até 28 de fevereiro de 2019 para o e-mail das coordenadoras do número [claragomes@yahoo.com e marinamagalhaes@msn.com]. E, se aceite para publicação, a respetiva peça, em formato editável, deverá ser entregue na sua versão definitiva até 31 de março.

SECÇÕES

ENSAIO: Secção-chave do projeto da INTERACT, que visa contribuir para um fortalecimento da presença do pensamento nas redes de informação. Textos de 8 a 12 páginas (15000 a 25000 caracteres) com uma utilização reduzida ou moderada de notas finais.

INTERFACES: Espaço de comentário, recensão e critica a temas e objetos provenientes da cibercultura. Têm aqui lugar artigos de caráter mais curto e mais experimental. Os textos para esta secção devem ter entre 4 a 8 páginas (7500 a 15000 caracteres), privilegiando-se o uso de elementos multimedia e ligações.

LABORATÓRIO: Esta secção, concebida como mostra de trabalhos artísticos, é inteiramente livre no que respeita aos meios de expressão a utilizar (escrita, grafismo, vídeo, imagem digital, som), aos temas e aos géneros, incentivando-se a experimentação das características próprias das tecnologias digitais. As propostas aqui apresentadas são da inteira responsabilidade dos respetivos autores, embora a sua implementação online possa resultar do trabalho conjunto com a equipa da INTERACT.

ENTREVISTA: A natureza dos instrumentos de comunicação próprios do online oferece hoje a possibilidade de praticar a entrevista sob formas diversas e extremamente flexíveis, mesmo à distância, permitindo contribuir para a divulgação, junto de um público mais alargado, de autores de qualidade nas áreas contemporâneas do pensamento, da cultura e da arte.

ACTUAL: O objetivo desta secção é o de proporcionar uma visão seletiva de alguns dos acontecimentos e aspectos mais relevantes do presente.

Consulte a INTERACT, aqui.

2019-02-13T16:26:28+00:00Fevereiro 13th, 2019|Categories: ICNOVAChamadas|