Chamada de Comunicações : Conferência “Retórica Mediatizada” | 13 de Maio de 2019, Lisboa

Está aberta a chamada de resumos para a conferência “Retórica Mediatizada”. Até 8 de março de 2019, os interessados em apresentar trabalhos de investigação, relatos críticos de experiências pedagógicas ou outras propostas de reflexão que se adequem à temática da conferência podem fazê-lo em sammateu@gmail.com e ivvone@gmail.com com o título “Conferência Retórica Mediatizada”. Serão aceites resumos (máximo de 300 palavras) em Português e Castelhano devendo estes ser submetidos, juntamente com a informação institucional e biográfica dos seus autores

O evento decorrerá em Lisboa, no dia 13 de maio de 2019.. É organizado pela Labcom e pelo ICNOVA, com coordenação dos docentes Samuel Mateus e Ivone Ferreira.

A conferência “Retórica Mediatizada” pretende ser uma oportunidade de debate, discussão e reflexão em torno do papel da retórica na comunicação, em especial, na comunicação mediatizada.

Estudar a Retórica Mediatizada, tal como afirma Fidalgo (2005: 151), não é estudar a retórica mediática – os discursos de que os meios de comunicação se servem para os seus fins – mas examinar as modificações que os meios de comunicação operam nos processos persuasivos.

Pede uma compreensão alargada da comunicação persuasiva e a passagem do triângulo ao quadrado retórico (Fidalgo, 2009: 231). A retórica mediatizada faz dos Media, não um elemento acrescido à retórica, mas um elemento central que reorganiza os restantes membros do triângulo retórico.

A conferência reunirá comunicações que demonstrem as diversas imbricações entre a retórica e os meios de comunicação, e acolhe contributos, de âmbito teórico ou empírico (incluindo estudos de caso), de todas as áreas do conhecimento (abrangendo, por exemplo, Estudos Clássicos, Estudos Linguísticos ou Filosofia), que iluminem os processos contemporâneos da comunicação persuasiva.

São especialmente incentivadas propostas enquadradas nas seguintes temáticas:

  • Media e Géneros Retóricos;
  • Análise dos Auditórios e das Audiências
  • A Publicidade como Género Retórico;
  • Construção Mediatizada do Ethos do orador;
  • As Múltiplas Instâncias do Orador;
  • Importância da Acção e desvalorização da Memória;
  • Retórica das Imagens (publicitárias ou outras).

Programa Provisório

09:00- Recepção aos Conferencistas

09:15- Abertura
Professor Doutor Francisco Rui Cádima, Coordenador do ICNOVA
Representante do Labcom.IFP
Representante da FCSH-UNL

09:30 – Conferência de Abertura
Professor Doutor António Fidalgo, Reitor da Universidade da Beira Interior

10:45 – Pausa para Café

11:15 – 1º Painel

13:00 – Pausa para Almoço

15:00 – 2º Painel

17:00 – Encerramento da Conferência

2019-02-19T15:32:43+00:00Fevereiro 19th, 2019|Categories: ICNOVAChamadas|