Debate: Identidades Afro-Europeias: Reconhecimento vs Discriminação

Como se constrói a comunidade da diversidade?

Na semana em que se assinala o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial (21 março) a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa leva a cabo mais um debate do Ciclo “Narrativas Afro-Europeias” dedicado ao tema: “IDENTIDADES AFRO-EUROPEIAS: RECONHECIMENTO vs DISCRIMINAÇÃO”.

Numa perspetiva de cidadania, a NOVA FCSH convida interlocutores de diversos perfis e responsabilidades sociais e políticas a vir à universidade debater a temática da discriminação, mas também a das estratégias da identidade numa sociedade marcada por uma crescente diversidade etno-cultural:

Como valorizar a diferença e promover a igualdade?
Haverá uma política da(s) identidade(s) sem “outro”?
Como se constrói a comunidade da diversidade?

Neste debate estarão investigadores, ativistas, dirigentes de movimentos associativos e outros atores sociais, numa iniciativa co-organizada pela Direção da NOVA FCSH e o seu Instituto de Comunicação (ICNOVA), apoiada pelo Programa Europeu “Europa Para os Cidadãos”. A moderação deste debate estará a cargo da jornalista Joana Gorjão Henriques.

Ciclo de Debates

NARRATIVAS AFRO-EUROPEIAS
NOVA FCSH | 18 março | 18H00
Av. de Berna, 26 C – Torre B, Aud.1

IDENTIDADES AFRO-EUROPEIAS: RECONHECIMENTO vs DISCRIMINAÇÃO

Como valorizar a diferença e promover a igualdade?

As diásporas africanas e as várias gerações de europeus afrodescendentes compõem uma das dimensões socio-culturais mais significativas da Europa pós-colonial, permanecendo, contudo, marcada por desigualdade persistente e discriminação. Esta realidade tem sido caracterizada por algumas vozes como um “racismo estrutural”, ao qual se contrapõe uma contra-racialização do discurso e a reivindicação de visibilidade e de representatividade de uma “Europa Negra”. Em simultâneo, alerta-se para a necessidade de desconstrução de várias narrativas nacionais e de correção da própria historiografia através da produção de “conta-narrativas”. Numa Europa crescentemente marcada pela hiperdiversidade etnocultural como valorizar as diferenças e promover a igualdade? Haverá uma política da(s) identidade(s) sem “outro”? Como se constrói a comunidade da diversidade?

Painel

José Leitão
(Deputado Municipal, professor do MIET NOVA FCSH)

Inocência Mata