Thomas Wilfred’s Clavilux Junior: Mobile Color and the home entertainment for the future of art | 23 abril

Pierre-Jacques Pernuit (Université Paris 1 Panthéon Sorbonne)
Título: Thomas Wilfred’s Clavilux Junior: Mobile Color and the home entertainment for the future of art
Moderação: Filippo De Tomasi (EVAM/ICNOVA)
Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
29 de abril de 2019, 18h-19h30
Esta conversa decorrerá em inglês

“Conversas Foto-fílmicas” são momentos de diálogo entre artistas e investigadores das áreas da fotografia e do cinema e o público. Para que todos se pudessem sentir em casa, procurámos um território comum: o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico.

O convidado desta sessão é Pierre-Jacques Pernuit (Université Paris 1 Panthéon Sorbonne), que falará sobre a sua investigação, numa intervenção intitulada “Thomas Wilfred’s Clavilux Junior: Mobile Color and the home entertainment for the future of art”. A moderação estará a cargo de Filippo De Tomasi (EVAM/ICNOVA).

Clavilux Junior, realizado pelo artista Thomas Wilfred em 1928, é um dispositivo de luz colorida que pode ser incluído entre as criações do movimento norte-americano Mobile Color (1920-1930), uma série de experiências plásticas com luz artificial, descritas na época como um novo medium para as artes. Para estes artistas americanos, as máquinas que utilizavam luz artificial constituíam uma melhoria tecnológica do medium pictórico, um medium alternativo a inovações como a fotografia e o cinema. Ao implementar pureza dentro dos mecanismos das suas máquinas, os artistas da Mobile Color consideravam a luz como um medium efémero e desmaterializado, o veículo certo para continuar o trabalho dos primeiros pintores abstratos. Na primeira metade do século vinte, estas máquinas procuraram implementar no seu núcleo soluções técnicas para problemas estéticos. No início dos anos trinta, Clavilux Junior de Thomas Wilfred foi descrito enquanto sério concorrente da rádio e da televisão, no que dizia respeito ao futuro do entretenimento doméstico. De acordo com Wilfred, Clavilux Junior era um medium puramente visual, uma máquina que descreveu como uma “televisão que transmite espetáculos puros de luz colorida”.

Pierre-Jacques Pernuit é doutorando da Université Paris 1 Panthéon Sorbonne.

Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.

Legenda imagem:

© Thomas Wilfred, Unit #86, from the Clavilux Junior (First Home Clavilux Model) series, 1930. Carol and Eugene Epstein Collection

2020-04-06T22:18:46+00:00Março 20th, 2019|Categories: #CAConferências, GI CM&A, ICNOVAEventos|