Projecto Blackbox recebe professora e investigadora Gale Stam para palestra sobre a importância dos gestos na cognição, aprendizagem e ensino de línguas

No dia 25 de Março, pelas 17h, o projecto BlackBox recebe a professora e investigadora norte americana Gale Stam para uma palestra intitulada “Gesture: A Window Onto the Mind in Thinking, Learning, and Teaching”, que terá lugar na Sala 006 no Edifício ID da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Gale Stam irá discutir nesta palestra como os gestos nos permitem ver as conceptualizações no pensamento dirigido à fala, tanto na língua materna como numa segunda língua, e como os falantes variam os seus gestos dependendo da tarefa em que estão envolvidos e da proficiência de seu interlocutor. Apresentará evidências de vários estudos que demonstram que os gestos dos falantes indicam como estes estão realmente a pensar e até que ponto os professores usam gestos para aumentar a compreensão.

Gale Stam é professora de psicologia na National Louis University em Chicago e está ligada ainda à McNeill Lab – Centro de Pesquisa de Gesto e Fala da Universidade de Chicago. Possui um M.A. em Linguística pela Northeastern Illinois University e um Ph.D. em Psicologia (Cognição e Comunicação) da Universidade de Chicago e extensa experiência no ensino de Inglês como segunda língua. Os seus interesses de pesquisa incluem linguagem e cultura, linguagem e cognição, gestos e aquisições de primeira língua e segunda língua e gestos pedagógicos. Publicou artigos sobre mudanças no pensamento dirigido à fala, a importância de olhar para gestos em segundas línguas e gestos de professores de línguas.

Mais informação sobre o trabalho de Gale Stamp pode ser consultada aqui:
https://www.nl.edu/academics/faculty/facultyprofiles/s/stamgalecpsa/
https://works.bepress.com/gale_stam/

2020-04-06T22:16:03+00:00Março 21st, 2019|Categories: #PCConferências, GI P&C, ICNOVAEventos|