Chamada de artigos para dossiê “Comunicação na esfera pública hiperconectada e os caminhos para a democracia” – RCL

Encontra-se aberta a chamada de artigos para o dossiê “Comunicação na esfera  pública hiperconectada e os caminhos para a democracia” da Revista de Comunicação e Linguagens (RCL).

O dossiê, organizado por João Pissarra Esteves, docente da NOVA FCSH e investigador do ICNOVA, e Tiago Mainieri, docente na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) – Universidade Federal de Goiás (UFG), aceita artigos até ao dia 20 de julho.

A Internet pode reforçar as formas de vida democrática e, em concreto, uma democracia mais exigente, como aquela concebida pelo modelo deliberativo, em decorrência da extraordinária potencialidade comunicacional desta tecnologia, tanto para processar e disponibilizar informação para os cidadãos, quanto para promover a interação social e um debate acerca dessas informações. Contudo, não é todo o tipo de interação na Internet que se traduz em algo relevante para a política e a democracia. A interação proporcionada pela Internet aliada ao seu potencial informativo apenas pode converter-se em comunicação e num mecanismo político de deliberação quando apoiada em formas de participação efetiva dos cidadãos na vida política.

Peter Dahlgren, Lincoln Dahlberg, Andrew Feenberg e Christian Fuchs são apenas alguns exemplos de autores que têm estudado com bastante atenção o papel dos medias sociais e a participação online numa perspetiva cívica. Neste sentido, pretendemos ver acionados neste dossier contributos teóricos que priorizem a ideia de democracia, o net-activismo e a participação política numa perspetiva cívica, a partir dos quais seja possível empreender uma discussão qualificada sobre a comunicação na esfera pública conectada. As possibilidades de participação dos cidadãos previstas na sociedade em rede ressignificam e reformulam os contornos da comunicação pública, no contexto de uma esfera pública plural e ampliada – é a sua discussão que aqui propomos abrir, tanto num plano teórico como empírico.

Para tratar estes problemas, contamos com o interesse e participação de pesquisadores do campo da comunicação e de áreas afins; sinalizando desde já as seguintes áreas de trabalho para as propostas de publicação a apresentar:

– Comunicação e democracia,
– Comunicação e cidadania digital,
– Comunicação política,
– Comunicação, esfera pública e participação cívica na Internet,
– Comunicação pública,
– Net-activismo.

Os artigos devem ser submetidos online através da plataforma Open Journal Sistem (OJS), disponível aqui: http://www.fcsh.unl.pt/rcl/index.php/rcl/user/register

Antes de submeter o artigo completo, consulte as Instruções para Autores e a Política de Revisão por Pares.

RCL – Revista de Comunicação e Linguagens é uma publicação semestral do Instituto de Comunicação da NOVA – ICNOVA da área das Ciências da Comunicação, criada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens  – CECL da Universidade Nova de Lisboa em 1985. Os seus principais objectivos são: contribuir para o enriquecimento da investigação científica interdisciplinar no campo da comunicação e da cultura; promover o encontro da investigação nacional e internacional dentro dos melhores padrões de qualidade cientifica; fornecer informação e linhas de orientação diversificadas e actualizadas a quantos se encontram ligados ao ensino e à investigação das ciências da comunicação.

Revista de Comunicação e Linguagens | ISSN 2183-7198

2019-06-14T10:54:27+00:00Abril 4th, 2019|Categories: ICNOVAChamadas|