Inscrições abertas para a conferência internacional “Dance Data, Cognition and Multimodal Communication” (19-21 Set)

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa vai receber de 19 a 21 de Setembro de 2019 a conferência internacional “Dance Data, Cognition, and Multimodal Communication”, organizada pelo BlackBox Arts&Cognition, no âmbito da conclusão deste projecto de investigação financiado pelo European Research Council.

A conferência “Dance Data, Cognition, and Multimodal Communication” (DDCMC19) tem como objetivo reunir artistas contemporâneos e investigadores de variadas áreas académicas e com diferentes paradigmas teóricos e metodológicos, para partilharem a um nível internacional as suas pesquisas numa atmosfera criativa e estimulante. A conferência pretende providenciar um fórum interdisciplinar para todos aqueles que em diversas áreas (Humanidades, Tecnologias da Informação e Ciências Cognitivas) trabalham com dados das Artes Performativas, com especial enfoque na dança contemporânea, e abordam questões relacionadas com comunicação multimodal e cognição, interacção humano-computador, documentação, ferramentas de anotação em vídeo, plataformas colaborativas para a preservação de património cultural, comportamento humano e agencialidade em diferentes tipos de comunicação e suas funções cognitivas, culturais e sociais.

A conferência DDCMC19 terá como oradores convidados Angus Forbes, professor no Computational Media Department da Universidade da California – Santa Cruz, onde dirige o “UCSC Creative Coding”, uma equipa interdisciplinar de investigadores e artistas que trabalham sobre interacção e visualização; Emily Cross, professora de Social Robotics e neurocientista social sediada no Institute of Neuroscience and Psychology da Universidade de Glasgow, onde dirige o laboratório “Social Brain in Action”; Bettina Bläsing, professora no Department of Music and Movement in Rehabilitation and Therapy, da Universidade Técnica de Dortmund, e investigadora em diversos projectos sobre cognição e robótica.

As inscrições para a DDCMC19 já estão abertas. Toda a informação pode ser consultada na página oficial da conferência:

Sobre o projecto BlackBox

O BlackBox Arts&Cognition é um projecto com a duração de 5 anos sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa financiado pelo European Research Council. O seu objectivo é analisar as estruturas conceptuais específicas de criadores na área das artes performativas, cruzando as abordagens empíricas de artistas contemporâneos com teorias da comunicação multimodal (interacção humana, estudo dos gestos, ciências cognitivas), estudos da performance e tecnologias de visualização de dados. O projecto pretende documentar e divulgar os processos de composição e de tomada de decisão em performances artísticas, baseando-se para isso em casos específicos de três coreógrafos contenporâneos: João Fiadeiro, Rui Lopes Graça e Sylvia Rijmer.

2019-05-02T10:53:39+00:00Maio 2nd, 2019|Categories: ICNOVANotícias|