Livro “Liberdade de expressão e campanhas eleitorais – Brasil 2018” disponível online

Editado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM), da Universidade de São Paulo, está disponível online, em formato digital, o livro Liberdade de expressão e campanhas eleitorais – Brasil 2018, da autoria de Cristina Costa e Patrícia Blanco. A obra é culminar do projeto de investigação “Liberdade de Expressão e de Imprensa – uma análise comparativa dos processos eleitorais em Portugal e Brasil” (OBCOM-USP/IPA– Instituto Palavra Aberta /ICNOVA), coordenado em Portugal por Isabel Ferin Cunha, investigadora integrada do ICNOVA, e por Cristina Costa, presidente da OBCOM-USP.

As análises propiciadas por esta investigação foram complementadas pelos estudos teóricos de autores das Ciências Humanas e Ciências da Comunicação e suas referências se encontram nos diversos capítulos deste livro, que traz os resultados da primeira etapa dessa pesquisa internacional – a Fase 1 que corresponde à análise referente as campanhas eleitorais brasileiras.

Esperamos ter construído um cenário explicativo das questões em jogo no que tange à liberdade de expressão, tendo mostrado que mais do que um direito individual, ela tem se tornado um dos pilares para o debate em torno da democracia, da justiça social e da possibilidade de nos darmos conta das circunstâncias a partir das quais definimos nossa ação como sujeitos, indivíduos e cidadãos.

A publicação está disponível em acesso aberto aqui.

2019-05-02T11:04:31+00:00Maio 2nd, 2019|Categories: ICNOVANotícias|