Parceria ICNOVA e LABCOM em evento de Retórica Mediatizada

A 13 de maio a NOVA FCSH recebeu as Jornadas “Retórica Mediatizada”, numa organização conjunta ICNOVA e LABCOM.  

A sessão de abertura contou com a presença do diretor da NOVA FCSH, Francisco Caramelo e dos coordenadores dos centros de investigação envolvidos na organização, Francisco Rui Cádima e Paulo Serra, que realçaram a importância da cooperação entre centros de investigação.

António Fidalgo, reitor da UBI e autor do artigo “Retórica mediatizada” foi o orador principal destas jornadas. Na perspetiva do investigador, a forma como os media alteraram a ligação entre orador e auditório, ou entre as marcas e os consumidores, podem abrir espaço para a investigação aplicada da retórica aos media, nomeadamente às redes sociais.

Os novos media definiram a agenda do primeiro painel de comunicadores, maioritariamente investigadores do IFILNOVA, que refletiram sobre a argumentação usada no Twitter, Whatzapp e Facebook, na área da política e da saúde.

Tito Cardoso e Cunha, Jorge Veríssimo, Zara Pinto-Coelho, Teresa Mendes Flores e Fabrizio Macagno foram alguns dos (12) oradores a debater o papel da retórica na ciência, publicidade, comunicação organizacional ou fotografia.

Nesta sessão que pretendeu promover o debate, discussão e reflexão em torno do papel persuasivo da comunicação mediatizada, os organizadores Ivone Ferreira (ICNOVA) e Samuel Mateus (Labcom) realçaram a importância destes eventos para criar redes de investigação que deem lugar a projetos de investigação. Durante o evento foi anunciado o Call para o próximo número da revista Rhetorikê que será editado por Maria Grazia Rossi, do IFILNOVA.

As comunicações estarão brevemente disponíveis em publicação a anunciar.

2019-05-16T15:30:09+00:00Maio 16th, 2019|Categories: ICNOVANotícias|