Chamada de Comunicações para a 1ª Conferência Ibero-Americana de Place Branding aberta até 5 de janeiro de 2020

A 1ª Conferência Ibero-Americana de Place Branding vai realizar-se entre 1 a 3 de julho de 2020, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e tem como objetivos reunir, explorar, debater e dar a conhecer a investigação na área do Place Branding em países de língua portuguesa e espanhola. Assim, a língua oficial será o português e espanhol.

Em virtude da complexidade e da abrangência das marcas geográficas a conferência está alinhada e organizada em três temáticas: City Branding, Destination Branding, Nation Branding.

City Branding: As cidades são realidades complexas quer pela abrangência dos seus públicos-alvo, bem como pelo número de atores públicos e privados que operam no território. O desenvolvimento de uma estratégia de marca para cidades, pode ser visto como um mecanismo de alinhamento de estratégias dos diferentes atores.  Comunidades locais, populações residentes e urbanismo são alguns dos elementos que deverão estar sempre presentes no desenho das estratégias das marcas cidades. Enquadram-se nesta temática todas as apresentações inerentes ao desenvolvimento e gestão de marcas cidades.

Destination Branding: o turismo tem uma natureza e um funcionalmente único e, para a generalidade dos países, é uma das maiores indústrias exportadores. Países, regiões e cidades trabalham as suas marcas para diferenciarem a sua oferta, atrair turistas e simultaneamente garantir a satisfação com o consumo. Enquadram-se assim nesta temática as investigações que lidam com a localidade enquanto destino turístico.

Nation Branding: aceitam-se trabalhos que explorem, do ponto de vista teórico ou prático, o conceito de “marca país”, isto é, a reputação de um país e da sua população nas diferentes dimensões (cultura, administração, pessoas, exportações, turismo, investimento e imigração), e a sua influência nos processos de public diplomacy.

A chamada de comunicações está aberta até 5 de janeiro de 2020. Para o efeito, deve enviar-se um resumo até (500 palavras) com o nome do autor(es), filiação e título da proposta para icnova@fcsh.unl.pt, colocando no Assunto / Subject “Proposta de comunicação”.

A conferência é uma organização conjunta do Instituto de Comunicação da NOVA – ICNOVA com o Departamento de Comunicação da NOVA FCSH.

Chamada de comunicações completa, aqui

2019-10-21T12:45:04+00:00