Luís Mendonça edita livro sobre a “História da Fotografia – Ao Encontro das Imagens”

O investigador do ICNOVA lança a obra  “História da Fotografia – Ao Encontro das Imagens”, com a chancela das Edições Colibri.

Na opinião do autor, “Da ideia à técnica e à morte virtual, de Niépce a Jeff Wall, de Zenão de Eleia a Cristiano Ronaldo, da arte rupestre do Homem de Cro-Magnon a The Matrix, a fotografia é convocada para um face-a-face: nós com/contra as imagens. Deste taco-a-taco, o leitor poderá esperançosamente extrair (salvar) uma abarcante e surpreendenteHistória da Fotografia.
Como flashes que iluminam instantes do longo panorama da História, fragmentos de diálogos com fotógrafos, teóricos e alunos servem de entreactoimpressivo, pessoal e especulativo sobre fotografias vistas, lidas e entendidas individualmente, no seu tempo próprio: Hippolyte Bayard, Félix Nadar, Jacques-Henri Lartigue, Weegee, Claude Cahun, August Sander, Robert Frank, William Eggleston, Jeff Wall e Jorge Molder.
Cada fotografia provoca um diálogo preparado, ocasional ou sonhado que procura abrir – ao invés de esgotar – o mistério de cada imagem. Os interlocutores têm nome: António Júlio Duarte, Daniel Blaufuks, Fernando Guerreiro, José Bértolo, José Bragança de Miranda, Margarida Medeiros, Maria Filomena Molder, Maria João Madeira e Sérgio Mah. Face a uma “não-fotografia” de Weegee, que parece dizer “tu és o próximo”, falo com os outros. Que outros? Todos os meus alunos e nenhum em concreto, do passado, do presente e do futuro. A eles, este livro”.

2020-04-07T16:13:10+00:00