Colóquio O Ensaio Audiovisual + Mostra de Ensaios Audiovisuais

Terá lugar, no próximo dia 26 de setembro, a partir das 9h30, na sala/anfiteatro A209 do Colégio Almada Negreiros, o colóquio O ENSAIO AUDIOVISUAL NA ERA DIGITAL: INVESTIGAÇÃO, PEDAGOGIA E ARTIVISMO.

O evento terá como Keynote speaker Catherine Grant (Professora de Digital Media and Screen Studies em Birkbeck, University of London; Produtora/Realizadora de Ensaios Audiovisuais; Editora de REFRAME; responsável por vários projectos pedagógicos e críticos, entre eles, Film Studies For Free).

O ensaio audiovisual sofreu recentemente importantes transformações através da Internet, dos meios electrónicos e das instalações em museus e galerias, reflectindo a expansão de uma prática que antes se encontrava limitada ao género cinematográfico do filme-ensaio (N.M. Alter, 2018; P.Arthur, 2003). Ao mesmo tempo, o aparecimento de novas plataformas mediáticas de exibição e distribuição, assim como a acessibilidade de câmaras digitais e programas de edição, contribuíram para a abertura de novas formas de investigação.
Com efeito, a escrita audiovisual conhece actualmente novos horizontes, incluindo a produção independente por parte de indivíduos, ou grupos de trabalho, que almejam criar novos padrões de pensamento sobre a história e a cultura visual e material das imagens.
Este programa inclui um colóquio, uma mostra de ensaios audiovisuais e um workshop interno ministrado por Catherine Grant, uma das maiores teóricas e praticantes do ensaio audiovisual digital em termos mundiais.
Convocando criadores e estudiosos que de forma directa ou indirecta têm explorado a questão, o colóquio pretende contextualizar e discutir o ensaio audiovisual essencialmente através de três dimensões: (1) no âmbito da investigação académica, como forma historiográfica alternativa e novo aparato teórico e discursivo; (2) como poderosa via de intervenção social e política no actual espaço público digital, levada a cabo por artistas e activistas emergentes; (3) como ferramenta pedagógica, visando promover a literacia visual e histórica, bem como o envolvimento social e político dos cidadãos através de espaços alargados de disseminação e recepção do conhecimento.

Coordenação:
Bruno Marques (Instituto de História da Arte / NOVA FCSH); Érica Faleiro Rodrigues (Instituto de História Contemporânea, Birkbeck College, University of London); Luís Mendonça (Icnova NOVA FCSH); Madalena Miranda (Instituto de História Contemporânea)

Organização:
Instituto de História da Arte, NOVA FCSH