A investigação sobre crianças, jovens e media registou, nas últimas duas décadas, um salto considerável no que diz respeito ao número de estudos produzidos, aos temas abordados e às metodologias utilizadas. Esta área, por natureza multidisciplinar, foi-se afirmando no campo das Ciências da Comunicação, marcando a agenda científica e abrindo o debate público sobre o impacto dos media na vida das crianças e dos jovens e o modo como estes usam, compreendem, se apropriam e produzem conteúdos mediáticos. A era digital trouxe novos meios e plataformas, gerou uma maior diversidade de conteúdos e suscitou diferentes modos de acesso e diferentes práticas de consumo e de comunicação por parte deste público. Uma realidade que trouxe outros desafios à investigação, fornecendo novos tópicos e novas pistas para estudar o mundo mediático e a sua ação nas identidades e nas culturas infantis e juvenis.
Neste número da revista Comunicação e Sociedade dedicado aos estudos sobre crianças, jovens e media, dá-se especial acolhimento a propostas de artigos que resultem de trabalhos de investigação científica e que versem sobre os seguintes temas:
- Culturas da infância/juventude e media
- Media e cultura de pares
- Direitos das crianças na era digital
- Práticas mediáticas de crianças e jovens
- Crianças, jovens e media no contexto familiar
- Crianças, jovens e media no contexto escolar
- Oferta mediática para o público infantojuvenil
- Políticas dos media para crianças e jovens
- Crianças/jovens, media e saúde
- Desafios à privacidade em tempos de big data
- Literacias para os Media
DATAS IMPORTANTES
Data-limite de submissão: 20 de dezembro de 2019
Notificação das decisões de aceitação: 28 de fevereiro de 2020
Data limite para envio da versão completa e traduzida: 01 de abril 2020