Cristina Ponte co-edita próximo número da Comunicação e Sociedade

O próximo número da a revista Comunicação e Sociedade terá como editores Cristina Ponte (ICNOVA), Sara Pereira (CECS-UM) e Nelly Elias (Departamento de Estudos da Comunicação, Ben-Gurion University of the Negev, Israel), e abordará o tema “Crianças, jovens e media: perspetivas atuais”.

A investigação sobre crianças, jovens e media registou, nas últimas duas décadas, um salto considerável no que diz respeito ao número de estudos produzidos, aos temas abordados e às metodologias utilizadas. Esta área, por natureza multidisciplinar, foi-se afirmando no campo das Ciências da Comunicação, marcando a agenda científica e abrindo o debate público sobre o impacto dos media na vida das crianças e dos jovens e o modo como estes usam, compreendem, se apropriam e produzem conteúdos mediáticos. A era digital trouxe novos meios e plataformas, gerou uma maior diversidade de conteúdos e suscitou diferentes modos de acesso e diferentes práticas de consumo e de comunicação por parte deste público. Uma realidade que trouxe outros desafios à investigação, fornecendo novos tópicos e novas pistas para estudar o mundo mediático e a sua ação nas identidades e nas culturas infantis e juvenis.

Neste número da revista Comunicação e Sociedade dedicado aos estudos sobre crianças, jovens e media, dá-se especial acolhimento a propostas de artigos que resultem de trabalhos de investigação científica e que versem sobre os seguintes temas:

• Culturas da infância/juventude e media
  • Media e cultura de pares
  • Direitos das crianças na era digital
  • Práticas mediáticas de crianças e jovens
  • Crianças, jovens e media no contexto familiar
  • Crianças, jovens e media no contexto escolar
  • Oferta mediática para o público infantojuvenil
  • Políticas dos media para crianças e jovens
  • Crianças/jovens, media e saúde
  • Desafios à privacidade em tempos de big data
  • Literacias para os Media