Cláudia Madeira dinamiza Teatro de um Homem (L)ido passou no Teatro Taborda em Lisboa e em São Paulo

Teatro da Garagem, Companhia que completa este ano 30 anos de atividade, apresenta Teatro de um Homem (L)ido, a partir da obra de Ernesto de Melo e Castro. Este projeto resulta de uma parceria com a professora e investigadora Cláudia Madeira, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e com Companhia Teatro Garagem de São Paulo, tendo como ponto de partida o trabalho singular e inovador de Ernesto de Melo e Castro, na poesia e, menos conhecido, no teatro. A obra de Ernesto de Melo e Castro propõe, como toda a poesia experimental e concreta, a tridimensionalização da palavra escrita, num cruzamento de diversas áreas artísticas, como literatura, artes plásticas, música e vídeo, característica que define o trabalho do Teatro da Garagem, ao longo do seu percurso artístico.

Sobre a apresentação no Teatro Garagem, SP, Brasil, da 1ª parte do projeto de investigação Teatro de Um Homem (L)ido, a partir da obra de E.M de Melo e Castro

 Roteiro
– PÊNDULO
– RESISTÊNCIA
– STOP
– INTERPOEMA
– LIMITES (A)FINAIS
– PROJECTO
– 
STOPLÁSTICO
– DÚVIDAS CERTAS
– ONDE IREMOS?
– RUPTURA/ROTAÇÃO/REVOLUÇÃO

Um projeto ao encontro (da obra) de E. M.  de Melo e Castro construído com coordenadas poéticas – entre Lisboa e São Paulo, entre teatro, performance e poesia. Três atores portugueses e dois atores brasileiros criam um pêndulo onde as palavras ganham conceitos incertos, oscilando entre várias temporalidades e espacialidades.

Processo
Teatro de Um Homem (L)ido é um projeto de investigação, cuja primeira parte decorre no Teatro Garagem,  São Paulo, Brasil e a segunda parte do projeto, no Teatro da Garagem, Lisboa, Portugal.
O ponto de partida deste projeto foi dado por Cláudia Madeira, Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora na área da Performance, especialista na obra de E. M. de Melo e Castro e responsável pela dramaturgia.
E. M. de Melo e Castro é um poeta, ensaísta e engenheiro, natural da Covilhã, Portugal, pioneiro da poesia experimental, de intervenções/ performances que marcaram os anos 60/70, no período da Ditadura Fascista Portuguesa, e que vive em São Paulo há, mais ou menos, 20 anos.
A obra poética, a biografia e os testemunhos de Melo e Castro tocam, encorajam e motivam para uma intervenção de resistência.
Resistência à intolerância, resistência ao delírio tecnológico, resistência à poluição e à destruição dos ecossistemas, resistência a nós próprios e às nossas fraquezas.
Entrevistámos Melo e Castro, recolhemos informações, sensações, ideias, transpirações (que o autor não acredita em inspiração).
As Garagens, juntas, embarcaram nesta aventura de portas abertas e coração disponível. O espaço do Teatro Garagem, SP, é um lugar de cultura singular. Habitámos lugares, cantos e recantos de uma Casa feita de memórias, de rostos, de coisas e achados, de obras de arte e obras de afeto, de sincretismo e de sinceridade, de liberdade e resistência.
Em Portugal, continuaremos o trabalho que terá apresentação pública no mês de outubro, no Teatro da Garagem de Lisboa (LX).

Participaram neste projeto o autor E. M. de Melo e Castro, Anette Naiman (Diretora e atriz do Teatro Garagem SP), Ana Palma (atriz, Teatro da Garagem, LX), Carlos J. Pessoa (Diretor do Teatro da Garagem, LX), Cláudia Madeira (Investigadora e Dramaturgista NOVA/FCSH, LX),  Daniel Rozenbaum (Registo vídeo, Teatro Garagem, SP), João Cachola (ator, Teatro da Garagem, LX), Mauricio Bittencourt (ator, Teatro Garagem, SP) e  Rita Monteiro (atriz, Teatro da Garagem, LX).

São Paulo, 28 de julho de 2019
Cláudia Madeira e Carlos J. Pessoa

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Direção Artística Carlos J. Pessoa
Investigação e Dramaturgia Cláudia Madeira
Interpretação [Teatro da Garagem de Lisboa] Ana Palma, João Cachola e Rita Monteiro
Interpretação [Teatro Garagem de São Paulo] Anette Naiman, Carcarah e Maurício Bittencourt

Registo vídeo Daniel Rozenbaum
Música 
Daniel Cervantes
Realização Plástica Sérgio Loureiro

Direção de Produção Maria João Vicente
Produção Carolina Mano
Produção Executiva  Joana Rodrigues
Assistência de Produção Marta Ascenso

Parceria FCSH / Universidade Nova de Lisboa
Coprodução Teatro da Garagem (PT) e Teatro Garagem (BR)
Apoios Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Apoio à deslocação Fundo de Fomento Cultural
Financiamento 
Direção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura

Agradecimentos Ernesto de Melo e Castro e Família, Tiago Bartolomeu Costa

TEATRO DE UM HOMEM (L)IDO

Em revista // TEATRO DE UM HOMEM (L)IDO99ª Criação Teatro da GaragemParceria FCSH/Universidade Nova de LisboaCoprodução Teatro Garagem (São Paulo, BR)

Publicado por Teatro da Garagem em Quarta-feira, 23 de outubro de 2019

2019-11-02T21:25:16+00:00