Novo e-book ICNOVA: As rádios locais em Portugal – da génese ao online. Contexto e prática do jornalismo de proximidade, de Luís Bonixe

Está disponível em acesso aberto o ebook  As rádios locais em Portugal – da génese ao online Contexto e prática do jornalismo de proximidade, de Luís Bonixe, investigador do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA e docente da Instituto Politécnico de Portalegre.

A obra é “o resultado de um percurso de investigação que começa em 2003 com o trabalho realizado no âmbito de uma dissertação de mestrado e que teve desenvolvimento nos anos seguintes, nomeadamente a partir de 2012 quando o autor inicia o projeto “Jornalismo e Jornalistas das Rádios Locais Portuguesas” (Bonixe, 2015) que prosseguiu para uma segunda fase com a realização de entrevistas a jornalistas de rádios locais portuguesas.

O livro reúne um conjunto de contribuições teóricas de vários autores nacionais e estrangeiros contidas em diversos livros e artigos científicos. Uma das principais fontes de informação para este trabalho reside na pesquisa junto da imprensa que, em particular nas décadas de 80 e 90 tem um assinalável conjunto de textos publicados. São também importantes os relatórios de entidades que observam e regulam o setor dos média em Portugal e que nos fornecem dados que nos permitiram criar um quadro para melhor compreender o cenário da radiodifusão local portuguesa. Por fim, mas não menos importante, o livro resulta da observação de sites e redes sociais de rádios locais e escuta de espaços radiofónicos emitidos nas emissoras locais portuguesas e ainda da análise de conteúdo a entrevistas realizadas a profissionais das rádios locais que, a partir de um olhar de dentro, contribuem de modo decisivo para a compreensão do fenómeno na atualidade”.

2019-10-07T14:07:43+00:00