Congresso Internacional Fotografia e Viagem (Funchal, 24-25 de Outubro)

Fotografia e a Viagem é o tema do próximo congresso internacional organizado pela Direção Regional da Cultura / Direção de Serviços de Museus e Património Cultural; Universidade da Madeira / Conselho da Cultura; Universidade Nova de Lisboa / Faculdade de Ciências e Humanas e Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA). O congresso acontecerá no contexto da reabertura do Museu da Fotografia do Madeira no século XIX – o Estúdio Vicentes e a exposição que terá sua abertura no momento da conferência.

A ligação entre fotografia e viagem no século XIX tornou-se não apenas um ponto crucial para qualquer família ou indivíduo, mas também uma ferramenta importante para viagens científicas, que exploravam fronteiras coloniais e culturas não ocidentais (em missões geográficas e etnográficas, por exemplo).

A fotografia estimula também os indivíduos a viajarem na imaginação e este foi um dos objetivos apresentados desde o início pelos pioneiros, o que significa que a fotografia que desencadeou viagens e as viagens desafiaram a fotografia desde os seus primórdios.

O objetivo desta conferência é trazer uma discussão profunda sobre este complexo elo entre fotografia, viagem e o sujeito moderno nos séculos XIX e início do XX (até 1920), um sujeito para quem, como Jonathan Crary apontou, a tangibilidade do mundo se tornou essencialmente óptica.

O evento decorre de 24 a 25 de outubro na Reitoria da Universidade da Madeira – Funchal (Rua dos Ferreiros, n.º 105, 9000-082 Funchal).  As comunicações serão em português, inglês, espanhol, francês.

Conheça o programa aqui.

2020-04-06T22:05:55+00:00