[DeCodeM] (Des)Codificando Masculinidades: lançamento website / (De)Coding Masculinities: website launch

O projeto “DeCode/M – (Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal” é o primeiro estudo abrangente sobre media e masculinidades em Portugal, tendo uma forte componente de investigação-ação. A partir de uma lente feminista e de uma abordagem interseccional, o DeCode/M propõe-se identificar e analisar criticamente as representações de masculinidades que são (re)produzidas pelos meios de comunicação social e redes sociais online em Portugal, explorando as razões que subjazem à construção de determinadas representações de género; procurando compreender por que certas noções de masculinidade prevalecem nessas representações; analisando a forma como essas representações são apropriadas ou contestadas por audiências e produtores de conteúdo; e examinando se elas promovem ou não uma perspetiva igualitária e não-violenta das relações sociais de género. A par deste estudo central, o DeCode/M conta também com seis áreas temáticas: Ambiente e Alterações Climáticas; Paternidade, Papéis Domésticos e Cuidado; Questões Laborais e Aspirações Profissionais; Identidades Militarizadas; #MeToo; Populismo e Masculinidades Extremas.

Para além dos resultados académicos, o DeCode/M irá criar ferramentas de intervenção baseadas na sua investigação e desenvolver campanhas comunitárias e nos media destinadas a promover a igualdade de género.

Coordenado por Sofia José Santos e Tatiana Moura, acolhido institucionalmente pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o DeCode/M conta com uma forte equipa interdisciplinar e com várias consultoras e consultores nacionais e internacionais.

O website DeCode/M pretende dar-vos conta do desenvolvimento do nosso projeto, partilhar publicações, eventos e ferramentas e criar sinergias entre todas as comunidades interessadas no estudo de media, masculinidades e igualdade de género.

Para se manterem a par das nossas novidades, também podem acompanhar a nossa página no Facebook: www.facebook.com/decodingmasculinities

Também chamamos a vossa atenção para o nosso próximo evento, a ocorrer amanhã, dia 18, no CES-Alta. Para aqueles que estiverem em Coimbra, teríamos muito gosto em ver-vos lá.

Equipa DeCode/M

2020-05-06T14:52:24+00:00