Revista sobre Inovação nos Media e Indústrias Criativas Limítrofes – prazo alargado

Foi alargado até ao dia 30 de outubro o prazo para submissão de originais para o volume 20 – número 1 da Revista Media & Jornalismo. Este volume é dedicado ao tema“Inovação nos Media e Indústrias Criativas Limítrofes” e é coordenado por António Granado (NOVA FCSH, ICNOVA), Dora Santos Silva (NOVA FCSH, ICNOVA) e Paulo Nuno Vicente (NOVA FCSH, ICNOVA/iNovaMediaLab).

A inovação nos media e nas indústrias criativas como a publicidade, o design e webdesign, o cinema, os videojogos ou o software educacional e de lazer, tem sido nos últimos anos objeto de reflexão quer pela academia quer pela indústria. Essa reflexão acontece em particular como resposta às oportunidades e constrangimentos  que o ecossistema digital provocou não só aos projetos nativos digitais, mas sobretudo à indústria considerada “tradicional”. O crescente protagonismo da criatividade como agente de uma economia (Howkins, 2001) e de uma classe (Florida, 2002) impôs também a necessidade de pensar os media e a prática jornalística enquadrados numa indústria criativa fornecedora de conteúdos simbólicos (Hesmondhalgh, 2007).

Este contexto multidisciplinar e convergente desencadeia várias linhas de investigação que necessitam de ser reforçadas: desde logo, as tipologias de inovação propostas para refletir sobre a evolução ao nível dos produtos, dos processos, do posicionamento ou do paradigma (Storsul & Krumsvik, 2013; Bleyen et al., 2014; Santos Silva, 2016); estudos de caso relacionados com inovação e empreendedorismo nos media e nestas indústrias criativas; novas práticas de jornalismo e reconfigurações das suas narrativas; a repercussão que a inovação e as indústrias criativas têm nos curricula das instituições de ensino superior (Crespo, Foa & Cardoso, 2016). São apenas alguns exemplos que ilustram o potencial do tema, a sua diversificação e, acima de tudo, a sua atualidade e necessidade de discussão.

Propomos neste número da Revista Media & Jornalismo, dedicado ao tema “Inovação nos Media e Indústrias Criativas Limítrofes” uma discussão sobre os mais recentes avanços nos media e nas indústrias criativas em Portugal e no resto do mundo, enquadrados numa ótica de “inovação” e investigação aplicada, sem descurar a investigação fundamental, essencial para pensar este fenómeno.

Incentivamos, em particular, contributos que se foquem em:

  1. propostas de novas tipologias de inovação nos media e indústrias criativas;
  2. reflexões sobre os campos em estudo e enquadramento na sociedade;
  3. análises da reconfiguração das relações entre os media e outras indústrias criativas em ambiente de convergência;
  4. estudos empíricos sobre estratégias de inovação nos media e indústrias criativas em relação aos seus produtos, nos campos da televisão, da rádio, da imprensa e dos media digitais, e na sua relação com o design, a publicidade, o software e novos formatos;
  5. estudos empíricos sobre inovação em media digitais e tecnologias emergentes;
  6. estudos empíricos sobre estratégias de inovação nos media e indústrias criativas em relação aos processos, em particular nas novas formas narrativas;
  7. estudos empíricos sobre estratégias de inovação nos media e indústrias criativas em relação ao paradigma, em particular novos modelos de negócio e cultura organizacional;
  8. estudos empíricos sobre estratégias de inovação nos media e indústrias criativas na componente social, em particular relacionados com as redes sociais e a comunicação com os seus públicos e/ou audiências.

DATAS IMPORTANTES:

A chamada de trabalhos termina a 30/10/19
O número será publicado em abril de 2020.

A Revista Media & Jornalismo (RMJ) é uma revista arbitrada por pares e opera num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática desta edição da revista. Os artigos podem ser submetidos em Inglês, Espanhol ou Português.

Os originais deverão ser submetidos através do website da revista (https://impactum-journals.uc.pt/mj). Se aceder à RMJ pela primeira vez, deve registar-separa poder submeter o seu artigo e acompanhá-lo ao longo do processo editorial. Consulte as Instruções para Autores Condições para Submissão e a Políticas editoriais da revista.

Para mais informações, contacte: patriciacontreiras@fcsh.unl.pt

2019-10-21T15:45:08+00:00