XI Congresso da SOPCOM com forte participação do ICNOVA

Vários investigadores do ICNOVA participam no XI CONGRESSO DA SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), que decorre de 13 a 15 de novembro de 2019, na Universidade da Madeira.

Ao todo serão apresentadas 13 comunicações de investigadores associados à unidade. O ICNOVA tem participado ativamente nos congressos da SOPCOM, a mais importante associação de investigadores na área das Ciências da Comunicação em Portugal.

No dia 13 de novembro, Maria João Silveirinha profere a comunicação “Harriet Martineau: uma comunicadora feminista nas origens do liberalismo britânico” no GT Género e Sexualidades (16h-18h, sala 6). No dia seguinte, a investigadora apresenta em coautoria mais duas comunições no mesmo GT Género e Sexualidades (11h00-12h30, sala 6). “Desde quando um piropo é assédio?”: O assédio sexual nas discussões no Facebook, e “De Hollywood a Godllywood: agência e pós-feminismo no Reino de Deus”.

Patrícia Oliveira Teixeira, uma das coordenadoras da Revista Portuguesa de História da Comunicação da SOPCOM, modera no primeiro dia a sessão do GT História da Comunicação (Sala 7 – Mesa 1). No segundo dia a investigadora profere a comunicação intitulada “O papel da comunicação na construção de identidades: a imagem da Europa e da União Europeia no discurso da imprensa portuguesa após a II Guerra Mundial”.

No dia 14 de novembro, Luis Bonixe apresenta duas comunicações: “A reportagem radiofónica e a construção sonora do lugar“ no GT Rádio e Meios Sonoros (Sala 2, Mesa 1), e em coautoria “A programação radiofónica como meio de divulgação turística“.

“Chega para lá, Deus” – estou “tuitando” a verdade: Uma análise retórica de tweets de Donald Trump*” é o tema da comunicação do mais recente investigador  Jair Rattner.

No GT Jornalismo e Sociedade, Maria João Centeno profere em coautoria “Entre Hollywood e Berlim. A cobertura dos media portugueses aos acontecimentos que marcaram o primeiro trimestre de 2019 na área do cinema”. A sessão decorre na Sala 2, Mesa 2.

No GT Comunicação e Educação, Teresa Sofia Castro apresenta em coautoria os “Desafios da implementação de um projeto sobre cidadania digital em contexto de exclusão da internet”.

Sónia Lamy profere duas comunicações: “Representações do turismo em Portugal no discurso noticioso da imprensa de Espanha” em coautoria no GT Comunicação, Turismo e Território. E “As vozes do turismo português: As fontes de informação nas notícias publicadas na imprensa e no on-line”  (Sala 1, Mesa 5), sessão que terá como moderadora Ivone Ferreira.

Na sexta-feira, dia 15 de novembro de 2019, Ivone Ferreira apresenta em coautoria duas comunicações “A cobertura mediática das Eleições Parlamentares Europeias na imprensa nacional e regional: uma reflexão sobre o papel dos media na esfera pública europeia” no GT Jornalismo e Sociedade” e “A publicidade da marca Brisa de 1970 a 2014”, no GT Publicidade (Sala 4, Mesa 3, 9h – 10h30).

Mais info:aqui

2019-10-25T15:11:42+00:00