Marina Magalhães publica novos capítulos de livros

A investigadora integrada do ICNOVA, Marina Magalhães, publicou recentemente três capítulos de livros e viu aprovado um artigo na Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG:

• “Net-ativismo e as novas narrativas no contexto da comunicação em rede” no livro Linguagem, Cibercultura e Educomunicação: Gestão da informação e do conhecimento por meio de ambientes digitais, publicado pela Editora Mentes Abertas, e coordenado por Fábio Marques de Souza, Lígia Beatriz Maria de Carvalho e Moabe Breno Ferreira Costa;

Resumo: O incremento do digital inaugurou formas distintas de ações colaborativas, capazes de integrar humanos e não humanos conectados em uma mesma rede. Estes movimentos, surgidos em dimensões complexas e com bandeiras diversas, emergem acompanhados por novas narrativas que enfrentam a hegemonia da mídia massiva, reivindicando as suas vozes na sociedade em rede. Este artigo trata do conceito de net-ativismo e das novas narrativas reticulares a partir de um panorama descritivo sobre a experiência vivenciada por diversos movimentos, com destaque para o 15-M (Indignados), da Espanha, e para as Jornadas de Junho de 2013, no Brasil.

• “Sullo studio delle reti sociali digitali: una proposta ecologia per il net-attivismo” na obra Mondi e modi sostenibili: strumenti e buone pratiche per una società sostenibili, organizada por Giovanna Gianturco e Letizia Fazio e publicado em Roma pela Edizioni Nuova Cultura (V. 1, pp. 25-35);
  • “Net-attivismo, reti digitali e nuove forme di conflitto”, na obra Verso una società sostenibile: (Non) humani, reti,città e la sfida del cambiamento, organizada por Mariella Nocenzi, publicada em Roma pela Edizioni Nuova Cultura (V. 1, p. 107-120);
  • Sentir em rede: net-ativismo estético na ação colaborativa Letters to the Earth na Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG (no prelo).
2020-04-07T12:35:04+00:00