Carla Fernandes na conferência internacional Moving Culture

Carla Fernandes participou, como Coordenadora do projecto CultureMoves [https://culturemoves.eu/], na Conferência Internacional “Moving Culture: Dance, Tourism and Digital Story Telling”, integrada no Internet Festival, que teve lugar entre 11 e 14 de Outubro em Pisa, Itália.

A conferência teve como objectivo reunir participantes ligados ao património intangível, media digitais, turismo, educação e indústrias criativas, criando assim a oportunidade de encontrar novas sinergias e debater objectivos e desafios nestas áreas.

A FCSH e a FCT da NOVA são responsáveis pelo desenvolvimento do software MotionNotes, uma aplicação para anotação de vídeo em tempo real, que irá estar disponível online em 2020, e que poderá ser usada nas áreas de trabalho onde o desempenho do comportamento e movimento humanos estejam em foco: das artes performativas ao desporto, à antropologia, educação ou turismo.

A equipa responsável por esta tarefa é liderada pela Prof. Carla Fernandes, da FCSH, e pelo Professor Nuno Correia, da FCT.

Esta conferência constituiu também uma ocasião para encontrar membros de reconhecidas organizações ligadas ao património e às artes e de partilhar novas formas de engajamento criativo e conhecer exemplos de boas práticas na área.

CultureMoves é um consórcio da Fondazione Sistema Toscana, da Coventry University, da Universidade NOVA de Lisboa e da empresa alemã IN2 Digital Innovations GmbH, que pretende desenvolver uma série de ferramentas digitais que permitirão novas formas de envolvimento turístico e de recursos educacionais através da reutilização de conteúdos do programa Europeana, uma plataforma digital da Comissão Europeia para o património cultural, com especial enfoque nos conteúdos relacionados com dança e artes performativas.

2019-10-30T13:13:19+00:00