Campos de colaboração nas práticas artísticas contemporâneas | Conferência internacional – Culturgest, Lisboa 19-20 de Novembro de 2019

O ciclo de conferências Campos de Colaboração traz à discussão um dos temas mais prementes da produção artística contemporânea: a colaboração entre artistas ou dentro de coletivos. Qual o impacto destas relações nos processos de criação e na empatia que o público e os próprios artistas têm com as obras? Como é que podem alterar a forma como pensamos a criação artística, abrindo possibilidades estéticas, mas também criando novas formas de agenciamento e de políticas culturais? Estas questões têm vindo a reconfigurar-se de modo decisivo nas últimas décadas, resultado dos desafios e das possibilidades que a globalização e o trabalho em rede trouxeram à criação artística.

Num espaço de encontro inovador, pensadores e criadores debatem estas e outras questões. O programa de dois dias inclui a intervenção das keynote speakers Catherine Quéloz e Liliane Schneiter, fundadoras do programa de mestrado de investigação CCC (Estudos críticos, curatoriais e de cybermedia) na Haute école d’art et de design, em Genebra; e uma mesa redonda sobre a colaboração na arte portuguesa.

Associado ao programa de seminários, no final de cada dia é apresentada uma conversa com as estruturas de criação SOOPA (terça-feira) e JA.CA (quarta-feira) para aprofundar os assuntos abordados.

Mais informações aqui.

19–20 NOV 2019

Pequeno Auditório da Culturgest, Lisboa

Entrada gratuita*

* Sujeita à lotação e mediante levantamento do bilhete no próprio dia a partir das 9:30

Em português e inglês

ORGANIZAÇÃO

Instituto de História da Arte (IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)

COMISSÃO ORGANIZADORA

Ana Luísa Azevedo (ICNOVA), Benedita Pestana (ICNOVA), Filipa Cordeiro (IFILNOVA), Maura Grimaldi (ICNOVA), Raquel Ermida (IHA)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Cláudia Madeira (ICNOVA), Cristiana Santiago Tejo (IHA), Cristina Pratas Cruzeiro (IHA), Israel V. Guarda (IHA), Margarida Brito Alves (IHA), Maria João Mayer Branco (IFILNOVA), Maria João Gamito (Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa), Maria Mire (i2ADS – Ar.Co), Samuel Silva (Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto), Pedro Tudela (Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto), Victor dos Reis (Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa)

@Maura Grimaldi. Construção da sede do JA.CA, Belo Horizonte (Brasil), 2014

2020-04-06T22:02:55+00:00