Paulo Filipe Monteiro debate o “Júbilo e lamento do corpo no cinema”na Universidade da Madeira

São múltiplos os corpos do cinema (o corpo que deseja, o corpo que trabalha, o corpo atlético, o corpo doente…) mas Paulo Filipe Monteiro,  nesta conferência vai centrar-se no corpo que dança: ele tem fascinado de diferentes maneiras os criadores, de Meliès a Thierry de Mey.

Como estudo de caso, irá comparar alguns filmes que foram feitos com a dança de Pina Bausch e o único filme que ela própria realizou.

Este é o tema que o investigador irá proferir no V Encontro internacional Cinema & Território //Em torno do corpo que se realizará de 8 a 9 de novembro de 2019 no Colégio dos Jesuítas, no Funchal. Estes Encontros Internacionais organizados pela Universidade da Madeira integram o conjunto de atividades organizadas pelo Projeto Cinema & Território | Conselho de Cultura da UMa, num contributo que se quer relevante para a comunidade científica em geral e, em particular, para aquelas áreas com que o cinema caminha lado a lado, a Antropologia e as Artes Visuais.

2019-11-06T13:15:28+00:00